Verdade ou mito: o ar-condicionado prejudica o motor do carro?
Descubra se o ar-condicionado realmente prejudica o motor do carro e como evitar o impacto no desempenho e consumo de combustível.
Muita gente já ouviu dizer que o ar-condicionado prejudica o motor do carro, mas será que isso é realmente verdade ou tudo não passa de um grande mito?
Para ajudar os condutores que também têm essa dúvida, o Garagem360 traz a resposta definitiva. Acompanhe!
Afinal, o ar-condicionado prejudica o motor do carro?
Bem, sem muitas delongas, o ar-condicionado automotivo pode sim afetar o desempenho do motor, mas não da forma que muitos imaginam.
Isto é, para melhor entender, quando ligado, o sistema utiliza energia do motor para operar, o que pode reduzir a potência disponível para o carro se mover.
Dessa forma, em carros com motores menores, esse efeito é mais perceptível, principalmente em situações como subidas ou quando o veículo está em baixa rotação.
Isso ocorre porque o compressor do ar-condicionado, responsável por comprimir o gás refrigerante, é acionado pelo motor do veículo.
Assim, essa conexão direta consome parte da energia do motor, fazendo com que o desempenho fique comprometido, principalmente em momentos em que é necessário mais potência, como em ultrapassagens ou acelerações rápidas.
Em veículos mais potentes, o impacto no desempenho é menor, mas ainda assim, a exigência extra do sistema pode resultar em maior consumo de combustível.
Veja também: 99 POP emite comunicado para todos os motoristas sobre ar condicionado: é obrigatório em 2025?
É correto desligar o ar-condicionado do carro em subidas?
Pode-se dizer que sim. Isto é, a ideia de desligar o ar-condicionado do carro em subidas é sim uma boa opção para carros com menor potência.
Como mencionado, em subidas, o motor já está sendo exigido ao máximo para manter a velocidade, e o ar-condicionado, ao exigir energia adicional do motor para acionar o compressor, pode reduzir ainda mais a potência disponível.
Por fim, desligar o ar-condicionado nessas situações ajuda a evitar sobrecarga no motor e pode facilitar o desempenho do veículo, além de economizar combustível.
Aproveite para conferir: Passo a passo para garantir até 40% de desconto nas multas de trânsito pelo Senatran
E aí, você já sabia disso? Comente abaixo e conte-nos!