GM ultrapassa Tesla em produção de baterias para carros elétricos
GM ultrapassa Tesla em produção de baterias para carros elétricos. Veja os números da montadora em suas duas fábricas nos EUA.
A General Motors (GM) acaba de alcançar um marco significativo no mercado de eletrificados. Segundo uma análise da Bloomberg, a marca ultrapassou a Tesla na produção de células de baterias para carros elétricos em suas operações nos Estados Unidos.
O feito é ainda mais notável considerando que as modernas fábricas da GM ainda não operam em sua capacidade máxima.
GM ultrapassa Tesla em produção de bateria para carros elétricos
Com investimentos bilionários e uma estratégia agressiva, a GM está apostando pesado na eletrificação. A planta da Ultium Cells, localizada em Nashville, Tennessee, é um exemplo da escala da operação.
Avaliada em US$ 2,3 bilhões, a fábrica se estende por uma área equivalente a cinco campos de futebol e opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, produzindo 5.000 células de baterias prontas a cada hora.
Outra instalação de mesmo porte e investimento está em pleno funcionamento em Lordstown, Ohio. Ambas as mega fábricas são fruto de uma joint venture entre a GM e a sul-coreana LG Energy Solution.
De lá saem as baterias para os modelos elétricos que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado na América do Norte, como Chevrolet Equinox EV, Blazer EV, Cadillac Lyriq, Buick Electra-L e Electra E5, e GMC Sierra EV, entre outros.
Maior produção menores custos
Parte do sucesso da GM em aumentar a produção das células de bateria reside na estratégia de redução de custos das baterias
Kurty Kelly — ex-chefe de baterias da Tesla e agora chefe de baterias e propulsão da GM — disse a BloombergNEF no início deste ano, a GM cortou custos das baterias em US$ 60 por kwH (quilowatt-hora) no ano passado.
Em 2025, a meta é de reduzir em mais US$ 30, aumentando a produção e melhorando o rendimento da fabricação, que se refere à porcentagem de peças fabricadas com sucesso, sem defeitos.
Para contextualizar, o custo médio de um pacote de baterias na China, mercado mais competitivo de eletrificados no mundo, é de US$ 94 kwH. Isso coloca a GM em uma trajetória até mais promissora para competir em pé de igualdade em termos de custos.
Ainda assim, os custos dos elétricos ainda são altos para a montadora. Uma bateria completa do SUV Equinox, por exemplo, custa para a empresa US$ 13.000 — valor muito maior do que o custo de um motor e pela transmissão de seus carros a gasolina.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.