Novo VW Tera causa “dança das cadeiras” entre T-Cross, Polo e Virtus
Novo VW Tera causa "dança das cadeiras" entre T-Cross, Polo e Virtus. Veja o que vai acontecer com a linha de produção dos modelos da marca.
A Volkswagen do Brasil está configurando sua linha de produção para a fabricação do inédito SUV VW Tera, previsto para maio deste ano. A estratégia revelada durante a apresentação da nova versão T-Cross Extreme, é uma verdadeira “dança das cadeiras”, entre as fábricas que produzem T-Cross, Polo e Virtus.
Novo VW Tera causa “dança das cadeiras” entre T-Cross, Polo e Virtus
O principal catalisador dessa reestruturação é a confirmação de que o Tera será produzido na planta de Taubaté (SP). Atualmente, essa unidade é responsável pela fabricação de toda a linha Polo.
Ocorre que o hatch compartilha da mesma plataforma do Tera, a MQB-A0 de Polo e Nivus/T-Cross, mas a VW optou por manter apenas a produção da versão de entrada, a Track, em Taubaté. As demais versões vão para Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Agora, para dar lugar a produção do Polo, a produção do Virtus sai de Anchieta e vai para a unidade de São José dos Pinhais (PR), de onde sai o T-Cross.
O que sabemos sobre o Tera
Além da plataforma MQB-A0, o modelo já foi flagrado, nas versões Comfort TSI AT e High TSI AT. Ambas equipadas com o motor 1.0 Turbo, o TSI de até 130 cv de potência. Além dele, o motor MPI, 1.0 aspirado, de 80 cv também deve equipar as versões de entrada.
Posicionado abaixo do T-Cross, o VW Tera foi apresentado no Rio de Janeiro em pleno carnaval da Sapucaí.
Entre os possíveis itens de série, podemos destacar:
- Seis Airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Bloqueio eletrônico do diferencial
- Painel digital
- Ar condicionado
- Luzes ambiente
- Multimídia de 10 polegadas
- Botão de partida
- Pacote ADAS com frenagem autônoma de emergência (versões topo de linha)
Investimentos na casa dos R$ 13 bilhões
Em agosto de 2024, a Volkswagen anunciou um investimento total de R$ 13 bilhões nas três fábricas localizadas no estado de São Paulo (Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos).
Boa parte para a produção do B-SUV Tera, assim como o desenvolvimento de um novo motor, o 1.5 TSI Evo2, que possivelmente terá uma versão híbrido flex no futuro.
A montadora ainda prevê um aporte de outros R$ 3 bilhões para a planta de São José dos Pinhais, no Paraná, porém ainda não informou qual a finalidade. A imprensa aposta na nova picape concorrente da Toro.
Até 2028, a Volkswagen prevê o lançamento de 16 novos modelos, entre fabricados no país e importados.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Modelos da Volkswagen terão nova atulização inédita
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.