Super picape elétrica da Tesla agora tem versão mais barata para superar a crise
Visando impulsionar as vendas após um primeiro trimestre de queda nas vendas, a Tesla apresentou nos Estados Unidos uma nova versão da Cybertruck. Menos equipada, a super picape da Tesla chega custando US$ 10 mil a menos do que a versão de entrada.
O anúncio surge após a confirmação da gigante automotiva no mercado da Arábia Saudita, sinalizando uma tentativa de expansão global em meio a um cenário econômico desafiador para Elon Musk.
Super picape elétrica da Tesla agora tem versão mais barata
A nova versão, chamada Cybertruck Long Range, chega ao mercado norte-americano com um preço inicial de US$ 69.990, excluindo taxas de entrega e impostos. Este valor representa uma redução de US$ 10 mil em relação à versão All-Whell Drive.
A estratégia de oferecer uma opção mais acessível pode ser vista como uma resposta da Tesla a um mercado que começa a demonstrar sinais de saturação em alguns segmentos e onde a concorrência de outras montadoras com modelos elétricos mais baratos se intensifica.
Menos é mais
A variante tem recursos a menos em relação ao modelo com tração integral. Começa com a motorização, uma vez que a nova Long Range conta com um só motor traseiro, diferente das demais que contam com dois motores.
Além disso, a autonomia é maior, de 560 km com a bateria carregada e sem capota. Com adição da capota (item opcional), o alcance estimado aumenta para 580 km, de acordo com a Tesla.
Esses 10 mil a menos podem custar caro, dependendo do perfil do proprietário. Em comparação ao modelo com tração integral, a nova Cybertruck oferece 3.400 kg de capacidade de reboque — 1.600 kg a menos.
A carga útil é de 913 kg, abaixo dos 10.225 kg do Cyberbeast e dos 1133 kg do All-Wheel Drive.
Também houve uma perda na aceleração. A nova versão mais barata faz de 0 a 96 km/h em 6,2 segundos, enquanto o AWD faz essa média em 4,1 segundos e a Cyberbeast, topo de linha, precisa de apenas 2,6 segundos.
A suspensão a ar com ajuste de altura não existe na versão mais barata. Em seu lugar, a Tesla instalou uma mola helicoidal adaptativa.
O modelo conta com rodas de 18 polegadas, mas se o comprador quiser, pode adicionar um conjunto de rodas de 20 polegadas por mais US$ 3.500.
A Long Range também é a única versão com bancos de tecido, perdeu o para-brisa traseiro e os bancos dianteiros não são ventilados (mas ainda são aquecidos). O sistema de áudio conta com sete alto-falantes, enquanto as demais versões vêm de fábrica com 15 alto-falantes e cancelamento de ruído ativo.
Também não possui tomadas domésticas e capa da caçamba (opcional por US$ 750), itens presentes nas outras versões.
Bônus do governo
Quem quiser comprar a nova picape da Tesla tem que pagar uma taxa de pedido não reembolsável de US$ 250, assim como uma taxa adicional de US$ 1.995 para a entrega, elevando o preço inicial real para US$ 72.235.
Porém, a Tesla afirma que a Cybertruck Long Range é elegível para o crédito tributário federal de US$ 7.500, reduzindo seu preço final para US$ 64.735 se o comprador atender aos critérios.
Vendas abaixo do esperado
Apesar de ter sido a picape elétrica mais vendida no terceiro trimestre de 2024, a Cybertruck está aquém das esperanças de vendas de Elon Musk. No ano passado foram menos de 40 mil unidades vendidas, seu primeiro ano completo no mercado.
Um dos principais lançamentos da marca nos últimos anos, as vendas ficaram bem abaixo do esperado. O CEO previu que a picape pudesse vender até 250 mil unidades por ano, mas incertezas do mercado e seus oito recalls parecem ter espantado o público.
Neste ano, a Tesla já convocou mais de 46 mil unidades da Cybertruck para consertar os painéis de acabamento.
O que achou? Será que agora as vendas da picape decolam como o fogute de Elon Musk? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.