Marmelada? Trump pausa tarifas e Tesla finalmente tem saldo positivo

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou uma pausa de 90 dias na implementação de tarifas abrangentes. A decisão, que ocorre mesmo após a entrada em vigor do aumento de 104% nas tarifas sobre importações chinesas, injetou otimismo em setores sensíveis ao comércio internacional impulsionando as ações da Tesla. 

Trump pausa tarifas e Tesla tem saldo positivo

De acordo com a Agência de notícias Reuters, as ações da Tesla subiram 12,5% para US$ 248,20. A valorização reflete o alívio dos investidores diante da perspectiva de evitar um aumento ainda maior nos custos da empresa, que já enfrenta uma acirrada competição com os concorrentes chineses. 

Para a empresa de Elon Musk, a ameaça de tarifas adicionais representa um desafio significativo em um ano que já não é dos melhores. Isso porque uma boa parcela de sua produção e cadeia de suprimentos estão ligados à China e com o aumento da tarifação, seus custos de produção aumentam. 

Analistas apontam que um aumento nos preços de seus veículos, decorrente das tarifas, podem pressionar ainda mais a demanda, que já demonstra sinais de fragilidade. 

De janeiro a março, a Tesla vendeu 336.681 unidades — 13% a menos do que no mesmo período de 2024, quando a empresa vendeu 386.810 carros. 

Cybertruck reflete situação da Tesla - veículo vendeu menos de 40 mil unidades em 2024 - Foto: Divulgação
Cybertruck reflete situação da Tesla – veículo vendeu menos de 40 mil unidades em 2024 – Foto: Divulgação

Futuro obscuro para Elon Musk?

A reviravolta promovida pela pausa na tarifação de Trump surge em um contexto complexo para a Tesla. Apesar do otimismo gerado pela notícia das tarifas, a empresa acumula uma queda de 37,8% no valor de suas ações no acumulado do ano. 

Diversos fatores contribuíram para esse desempenho negativo e muitos deles podem permanecer, uma vez que a imagem de Musk se desgastou nos últimos meses. 

Começando pelo apoio ao então candidato Donald Trump, assim como a saudação considerada nazista durante a posse do presidente. Poucos dias depois, Elon Musk participou de uma convenção virtual do partido AfD, da extrema-direita da Alemanha.

Na ocasião, o CEO da Tesla afirmou: “é bom ter orgulho de ser alemão” e “Lutem por um futuro brilhante para a Alemanha”. 

Depois veio a participação no governo Trump, no Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) para promover melhorias na gestão de servidores públicos, o que culminou na demissão de milhares de profissionais.

Incêndio da concessionária da Tesla em Roma - Foto: Shutterstock
Incêndio da concessionária da Tesla em Roma – Foto: Shutterstock 

O mercado e o público não reagiram bem, iniciando uma onda de protestos, vandalismo dos carros Tesla e até incêndio de uma concessionária em Roma, na Itália — como noticiamos aqui. 

Você acha que a Tesla vai dar a volta por cima? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Após tarifa de Trump nos EUA, Stellantis demite quase 1000 funcionários

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp