Suzuki Jimny poderá sair de linha em breve por problemas no motor
Suzuki Jimny Sierra pode sair de linha devido a impasse sobre motor, que não atende às novas normas de emissões, mas nova versão elétrica pode chegar.
O popular Suzuki Jimny poderá sair de linha muito em breve, e o motivo está em no impasse sobre o motor do carro, o que deixa muita gente um tanto quanto curiosa sobre o asunto.
Acompanhe o Garagem360 e entenda melhor essa história!
Por que o Suzuki Jimny Sierra poderá sair de linha?
Bem, o Suzuki Jimny Sierra corre o risco de ser descontinuado devido a um impasse envolvendo o motor. Isso porque o modelo não atende às novas normas de emissão de poluentes, estabelecidas pelo Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro deste ano.
Desde então, a importadora HPE, representante oficial da marca no Brasil, não pode mais importar novas unidades do Jimny. Atualmente, as concessionárias ainda têm unidades do modelo, mas o estoque só será suficiente até o final de 2024.
Em razão disso, a marca tentou negociar com a matriz no Japão para atualizar o motor 1.5 aspirado da família K15B, mas as negociações não avançaram. Logo, sem a adaptação do motor para atender às exigências brasileiras, a continuidade do modelo no mercado brasileiro fica incerta.
Confira também: Suzuki Jimny Sierra 4You MT 2025: design robusto com foco no off-road
SUV poderá vir em versão elétrica?
Com o impasse envolvendo o motor do Suzuki Jimny Sierra, diversas opções surgem para sanar o problema, e dentre as mais promissoras está o lançamento do SUV Vitara em versão elétrica.
Se tudo der certo, o modelo pode ser homologado de maneira mais simples, já que a versão elétrica do Vitara atenderia às exigências de emissões do Proconve L8.
O e-Vitara, como é conhecido, já foi lançado na Europa e é um SUV compacto de 4,28 metros, com opções de motorização que variam entre 144 cv e 184 cv, dependendo da versão escolhida.
Por fim, a Suzuki ainda não confirmou a chegada do Vitara elétrico ao Brasil, mas essa pode ser a solução para manter a presença da marca no país, caso a produção do Jimny Sierra seja interrompida.
Aproveite para conferir: Toyota terá fábrica para transformar carros velhos em novos e fazer “reciclagem” de veículos
↓E aí, gostou? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓