Estudantes da rede pública poderão tirar a CNH de graça
Programa CNH Social oferece habilitação gratuita para estudantes da rede pública e pessoas de baixa renda no Paraná em 2025.
Uma nova iniciativa do governo proprõe aos estudantes da rede pública de ensino a chance de tirar a CNH de graça neste ano de 2025.
O objetivo é justamente garantir o acesso facilitado ao documento que garante a aptidão para a condução de veículos, e assim, fornecer novas oportunidades ao público em questão.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Como funciona a CNH de graça para estudantes da rede pública?
Sem muitas delongas, conforme mencionado, o programa oferece aos estudantes da rede pública de ensino a oportunidade de obter a primeira CNH sem custos.
Dessa forma, a proposta do governo do Paraná visa reduzir barreiras econômicas, a fim de facilitar a inclusão de jovens no mercado de trabalho e proporcionar mais mobilidade.
Para participar, os interessados precisam estar matriculados na rede pública estadual de ensino, com comprovação de renda familiar dentro dos critérios estabelecidos.
Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Vale pontuar que o programa destina-se a fornecer a primeira habilitação nas categorias A (motos), B (carros de passeio) ou AB (motos e carros).
Outro ponto interessante é que a iniciativa também conta com uma divisão das vagas, o que garante uma cota específica para mulheres, jovens que terminaram o ensino médio na rede pública e pessoas com deficiência (PCDs).
Fique por dentro: Bons motoristas agora podem aproveitar descontos para renovar a CNH
Como se cadastrar?
De acordo com as informações fornecidas pelo governo estadual, é preciso que o candidato interessado:
-
Verifique os critérios de elegibilidade: renda familiar de até três salários mínimos, inscrição no CadÚnico e matrícula na rede pública estadual.
-
Acesse o site do Detran-PR: procure a seção do programa CNH Social.
-
Preencha o formulário de inscrição: forneça informações pessoais e de residência.
-
Envie os documentos necessários: comprovante de matrícula escolar e inscrição no CadÚnico.
Por fim, após as etapas mencionadas, o Detran-PR divulgará os selecionados conforme a disponibilidade de vagas.
Aproveite para conferir: Motoristas que não cometeram infrações recente ganham desconto na renovação da CNH
↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓