Carros blindados: como funcionam os níveis de blindagem?

Saiba tudo sobre os níveis de blindagem de carros e qual oferece a proteção ideal para a sua segurança no trânsito.

Os carros blindados estão cada vez mais populares, mas será que eles realmente garatem toda a segurança esperada? Bem, para tirar essa dúvida de uma vez por todas, é necessário entender como funcionam os níveis de blindagem.

Isso porque existem diferentes tipos de blindagem, o que pode interferir diretamente no tipo de proteção atribuída ao veículo. Há, ainda, um nível específico proibido no Brasil.

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

ueFoto: divulgação

Quais são os tipos níveis de blindagem dos carros blindados?

Bem, os carros blindados possuem diferentes níveis de proteção, cada um destinado a resistir a tipos específicos de ameaças. Dessa forma, esses níveis são definidos pela capacidade balística dos materiais usados na blindagem. 

São eles:

  • Nível I
  • Nível II
  • Nível III-A
  • Nível III
  • Nível IV

Como é o nível I de blindagem?

De forma simples e breve, o nível I é nível mais básico, que protege contra projéteis de armas de fogo de baixo calibre, como pistolas calibres 22 e 38. É a escolha mais acessível, financeiramente falando, mas oferece uma proteção limitada.

Como é o nível II de blindagem?

O nível II oferece proteção contra armas de fogo de médio calibre, como pistolas 9mm e .40. Isto é, esse nível é recomendado para quem enfrenta um risco moderado, mas ainda não necessita de uma blindagem mais robusta.

É importante destacar que, ainda que não seja tão eficaz contra disparos de fuzis, ele proporciona maior segurança em áreas com risco elevado de violência armada.

Confira também: SUVs Volkswagen T-Cross e Taos agora podem ser adquiridos já blindados; veja custos

Como é o nível III-A de blindagem?

Sem muitas delongas, o nível III-A é uma blindagem que resiste a disparos de armas de fogo de mão de qualquer calibre, incluindo pistolas de maior potência, como a 9mm e a .44 Magnum.

Dessa forma, esse nível é mais indicado para quem precisa de uma proteção mais robusta contra armas de fogo comuns e é uma das opções mais utilizadas por motoristas que enfrentam ameaças mais graves, como em regiões com altos índices de criminalidade.

Como é o nível III de blindagem?

Já o nível III oferece uma proteção superior, capaz de resistir a disparos de fuzis de baixo calibre, como os calibres 5.56mm e 7.62mm. Ou seja, a blindagem de nível III é adequada para quem precisa de maior resistência em situações de alto risco.

No entanto, para obter esse tipo de blindagem, o comprador deve obter autorização do Exército Brasileiro, já que ele envolve uma proteção contra armas de guerra.

Fique de olho: Transporte por app com carros blindados atrai passageiros de grandes cidades

Como é o nível IV de blindagem?

Por fim, o nível IV é o mais alto nível de blindagem disponível e oferece resistência contra disparos de fuzis militares, como os utilizados em combate. No entanto, esse tipo de blindagem é proibido no Brasil devido ao risco elevado associado ao seu uso, já que envolve armas de guerra e proteção contra explosões.

Isto é, no país, a regulamentação impede a utilização desse tipo de blindagem em veículos civis, tornando-o um nível exclusivo para contextos militares.

 

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques