Toyota tem novo minicarro que qualquer um pode dirigir
Toyota tem novo minicarro que qualquer um pode dirigir. Conheça o FT-Me e sua proposta de micro mobilidade para áreas urbanas.
A Toyota acaba de apresentar o FT-ME, um conceito de minicarro elétrico que visa tornar a mobilidade urbana mais acessível e sustentável. O protótipo, ainda em fase de estudos, destaca-se por sua proposta inclusiva.
FT-ME – conheça o novo minicarro da Toyota
O veículo é inspirado nas soluções criadas pela marca para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024 — pequenos veículos elétricos e puxadores para cadeiras.
A experiência em fornecer esses carros de fácil condução e equipamentos adaptados para atletas com deficiência motivou a Toyota a criar um carro que pudesse ser conduzido por qualquer pessoa, independente de suas limitações físicas.
Agora, a montadora japonesa quer oferecer uma alternativa prática para atender diferentes perfis de motoristas, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e jovens condutores.
Uma das características do FT-Me é a ausência de pedais. Toda condução é realizada por meio do volante, com um formato retangular diferente dos convencionais. Apesar de inusitado, ele simplifica a operação do veículo e elimina a necessidade de adaptações complexas para pessoas com mobilidade reduzida.
Design e conforto
O visual traz elementos bem futuristas, com diferentes tons de preto e branco. Segundo a montadora, as inspirações vieram de capacetes jets, conhecidos por não terem a proteção no queixo
Mesmo pequeno, a Toyota pensou cuidadosamente em como o FT-Me vai garantir o máximo de conforto e visibilidade. Para isso, adicionou janelas amplas para ampliar o campo de visão, aumentar a segurança e ajudar nas manobras.
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Micromobilidade
O foco do FT-Me é a micromobilidade, ou seja, trajetos curtos no cotidiano e em ambientes urbanos. Compacto, o modelo tem menos de 2,5 metros de comprimento, ocupando menos espaço, o que facilita o estacionamento em áreas urbanas congestionadas.
O modelo também é classificado como um quadriciclo pesado. Em outras palavras, não é considerado um carro convencional, e em alguns países pode ser conduzido por jovens com idade a partir dos 14 anos e sem carteira de motorista convencional.
A autonomia é de 100 km. O teto de painel solar permite o carregamento da bateria principal, aumentando o alcance de 20 a 30 km de alcance.
A velocidade máxima é limitada a 45 km/h.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.