Tesla ou BYD: qual marca tem a melhor bateria?
Estudo revela mais detalhes sobre a bateria da Tesla e da BYD; veja os principais resultados
Um estudo alemão revela qual é a melhor bateria do mercado: Tesla ou BYD? Logo abaixo, o Garagem360 traz os resultados. Acompanhe!
Saiba como foi feito o estudo das baterias da Tesla e BYD
A análise foi conduzida por uma equipe do departamento “Production Engineering of E-Mobility Components” (PEM) da Universidade RWTH Aachen. Para chegar aos resultados, os especialistas compararam as duas tecnologias em nível de célula.
Esse resultado foi divulgado no dia 6 de março na revista Cell Reports Physical Science. No conteúdo, são abordados os pontos fortes e fracos tanto da bateria da Tesla quanto da BYD.
Comparação da bateria da Tesla e da BYD
Característica |
Tesla 4680 (1ª geração) |
BYD Blade Battery |
Material do cátodo |
NMC811 |
LFP |
Material do ânodo |
Grafite |
Grafite |
Tensão nominal |
3,7V (2,5V – 4,3V) |
3,2V (2,6V – 3,7V) |
Dimensões |
46 mm (diâmetro) × 80 mm (altura) |
965 mm × 14 mm × 90 mm |
Capacidade nominal |
23 Ah |
135 Ah |
Capacidade total |
86 Wh |
432 Wh |
Densidade energética gravimétrica |
241 Wh/kg |
160 Wh/kg |
Densidade energética volumétrica |
643 Wh/L |
355 Wh/L |
Pelas informações acima, percebe-se que a bateria da montadora chinesa é maior em comparação com a bateria da empresa de Elon Musk. O componente da BYD ainda armaza mais carga elétrica (medida em ampere-hora) que a sua principal corrente.
Contudo, é importante destacar que a menor tensão da célula LFP diminui essa vantagem. A densidade energética por quilo e por litro, por sua vez, é maior na Tesla.
Os estudiosos avaliaram ainda a composição das células. A montadora de Elon Musk não utiliza silício no ânodo, o que surpreendeu a todos, uma vez que o seu acréscimo aumentaria a densidade energética.
“Embora a célula da BYD seja significativamente maior que a da Tesla, a proporção de componentes passivos, como coletores de corrente, carcaças e barramentos, é semelhante.”, destacou o professor Achim Kampker, diretor do Instituto RWTH
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Resultados do estudo das baterias da Tesla e BYD
De acordo com a publicação, a bateria da Tesla foi pensada para carros elétricos de alta performance e bastante autonomia. A Blade Battery da BYD, por sua vez, foca em eficiência de custo, segurança e escalabilidade.
Estudo revela problema com a bateria da Tesla
Uma das principais revelações do estudo é que os pesquisadores descobriram uma falha de resfriamento na bateria da Tesla. Ela, aliás, é utilizada no Model Y desde 2022, que já foi trocada pela montadora para uma versão aprimorada.
Esse resfriamento, segundo os pesquisadores, é provacado pela alta resistência interna quando a célula está quase com toda a sua carga concluída. Isso causa perdas térmicas durante a carga e descarga.
Para chegar a esse resultado, os estudiosos carregaram a céula a uma taxa de 1C, isto é, uma recarga completa em 1 hora. Durante as análises, os pesquisadores verificaram que a resistência interna aumenta em níveis altos de estado de carga (SoC), sobretudo em baixas temperaturas.
Ainda de acordo com a análise, o fluxo de carga para o cátodo reduz com um SoC alto, compensando o crescimento da resistência anódica, que não era previsto.
“A resistência da célula Tesla 4680 aumenta em altos valores de SoC, principalmente em baixas temperaturas, enquanto a resistência da célula BYD Blade Battery diminui em altos valores de SoC. A possível explicação é uma maior resistência ao fluxo de carga dentro e na superfície do ânodo devido à alta concentração de lítio, já que essa resistência tende a aumentar com o crescimento do SoC.”
Como resultado, a célula 4680 produz bastante calor durante a recarga. Esse cenário exige um sistema de gerenciamento térmico mais robusto.
E você, como avalia as baterias e os carros elétricos da Tesla e da BYD? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
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