Tesla ou BYD: qual marca tem a melhor bateria?

Estudo revela mais detalhes sobre a bateria da Tesla e da BYD; veja os principais resultados

Um estudo alemão revela qual é a melhor bateria do mercado: Tesla ou BYD? Logo abaixo, o Garagem360 traz os resultados. Acompanhe!

Saiba como foi feito o estudo das baterias da Tesla e BYD

Foto: divulgação/BYD
Foto: divulgação/BYD

A análise foi conduzida por uma equipe do departamento “Production Engineering of E-Mobility Components” (PEM) da Universidade RWTH Aachen. Para chegar aos resultados, os especialistas compararam as duas tecnologias em nível de célula. 

Esse resultado foi divulgado no dia 6 de março na revista Cell Reports Physical Science. No conteúdo, são abordados os pontos fortes e fracos tanto da bateria da Tesla quanto da BYD

Comparação da bateria da Tesla e da BYD 

Característica

Tesla 4680 (1ª geração)

BYD Blade Battery

Material do cátodo

NMC811

LFP

Material do ânodo

Grafite

Grafite

Tensão nominal

3,7V (2,5V – 4,3V)

3,2V (2,6V – 3,7V)

Dimensões

46 mm (diâmetro) × 80 mm (altura)

965 mm × 14 mm × 90 mm

Capacidade nominal

23 Ah

135 Ah

Capacidade total

86 Wh

432 Wh

Densidade energética gravimétrica

241 Wh/kg

160 Wh/kg

Densidade energética volumétrica

643 Wh/L

355 Wh/L

Pelas informações acima, percebe-se que a bateria da montadora chinesa é maior em comparação com a bateria da empresa de Elon Musk. O componente da BYD ainda armaza mais carga elétrica (medida em ampere-hora) que a sua principal corrente. 

Contudo, é importante destacar que a menor tensão da célula LFP diminui essa vantagem. A densidade  energética por quilo e por litro, por sua vez, é maior  na Tesla.

Os estudiosos avaliaram ainda a composição das células. A montadora de Elon Musk não utiliza silício no ânodo, o que surpreendeu a todos, uma vez que o seu acréscimo aumentaria a densidade energética. 

“Embora a célula da BYD seja significativamente maior que a da Tesla, a proporção de componentes passivos, como coletores de corrente, carcaças e barramentos, é semelhante.”, destacou o professor Achim Kampker, diretor do Instituto RWTH

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Resultados do estudo das baterias da Tesla e BYD

De acordo com a publicação, a bateria da Tesla foi pensada para carros elétricos de alta performance e bastante autonomia. A Blade Battery da BYD, por sua vez, foca em eficiência de custo, segurança e escalabilidade. 

Estudo revela problema com a bateria da Tesla 

Foto: divulgação/Tesla
Foto: divulgação/Tesla

Uma das principais revelações do estudo é que os pesquisadores descobriram uma falha de resfriamento na bateria da Tesla. Ela, aliás, é utilizada no Model Y desde 2022, que já foi trocada pela montadora para uma versão aprimorada. 

Esse resfriamento, segundo os pesquisadores, é provacado pela alta resistência interna quando a célula está quase com toda a sua carga concluída. Isso causa perdas térmicas durante a carga e descarga. 

Para chegar a esse resultado, os estudiosos carregaram a céula a uma taxa de 1C, isto é, uma recarga completa em 1 hora. Durante as análises, os pesquisadores verificaram que a resistência interna aumenta em níveis altos de estado de carga (SoC), sobretudo em baixas temperaturas. 

Ainda de acordo com a análise, o fluxo de carga para o cátodo reduz com um SoC alto, compensando o crescimento da resistência anódica, que não era previsto. 

“A resistência da célula Tesla 4680 aumenta em altos valores de SoC, principalmente em baixas temperaturas, enquanto a resistência da célula BYD Blade Battery diminui em altos valores de SoC. A possível explicação é uma maior resistência ao fluxo de carga dentro e na superfície do ânodo devido à alta concentração de lítio, já que essa resistência tende a aumentar com o crescimento do SoC.”

Como resultado, a célula 4680 produz bastante calor durante a recarga. Esse cenário exige um sistema de gerenciamento térmico mais robusto. 

E você, como avalia as baterias e os carros elétricos da Tesla e da BYD? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

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Matheus Azevedo
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