Adeus, Argo? Novo modelo chega para ser seu sucessor
Adeus, Argo? Novo modelo chega para ser seu sucessor. Saiba quem é e os planos da Fiat para o mercado brasileiro nos próximos anos.
O Fiat Argo, lançado em 2017, está prestes a se despedir do mercado brasileiro. Após oito anos de sucesso, dará lugar a outro novo modelo, o aguardado Grande Panda, o hatch global da marca italiana.
A confirmação veio do CEO da Fiat, Olivier François, que revelou os planos da montadora para o futuro no Brasil.
Adeus, Argo – Grande Panda pode ser o novo modelo da Fiat no Brasil
Em entrevista ao site Automotive News Europe, Olivier adiantou a estratégia de posicionamento do Grande Panda e os grandes planos que a Fiat tem para o Argo.
“É o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio lançada em 1996”, relembra o executivo, “vendemos cerca de 40% de nosso volume na Europa e 60% em outros lugares, mas com uma linha de produtos muito regional.”
Segundo o executivo, o Grande Panda é o primeiro produto de uma uma estratégia que visa unificar seu portfólio. Além disso, a Fiat volta seus olhos para o mercado brasileiro — o maior do mundo para a marca.
O conceito do Grande Panda foi apresentado em mais três protótipos, um SUV, um SUV cupê com inspiração no Fastback e uma picape compacta inspirada na Strada.
Sobre o Argo, Olivier não quis entrar em detalhes, mas garantiu que o Grande Panda “chegará ao Brasil depois [da Europa], como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida.”
Grande Panda : um nome a ser definido
Apesar do nome Grande Panda ter sido adotado na Europa, a Fiat estuda outras opções de nome para o mercado brasileiro.
A ideia é encontrar um nome que ressoe com o público local que dê continuidade ao legado do Argo, por isso uma das opções cogitadas é justamente “Novo Argo”. Além disso, a marca pode oferecer as duas gerações do hatch, assim como aconteceu com o Fiat Uno no passado.
Independente do nome, o Panda brasileiro deve passar por algumas adaptações em relação ao modelo europeu. O design será ajustado para atender às preferências locais, como o painel de LED frontal para reduzir os custos de produção.
No entanto, a essência do visual, que remete ao Panda original dos anos 80, será mantida.
Motorização nacional
Quanto aos motores do Panda, a princípio, não terá mudanças em relação aos propulsores já disponíveis no Brasil: o 1.0 Firefly do Argo atual e o 1.0 turbo, o T200 que atualmente equipa Fastback, Pulse, Strada, entre outros.
Em um segundo momento, a marca vai oferecer modelos híbridos, com tecnologia Bio – Hybrid e até 100% elétrico, assim como Grande Panda europeu.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.