Adeus, Argo? Novo modelo chega para ser seu sucessor

Adeus, Argo? Novo modelo chega para ser seu sucessor. Saiba quem é e os planos da Fiat para o mercado brasileiro nos próximos anos.

O Fiat Argo, lançado em 2017, está prestes a se despedir do mercado brasileiro. Após oito anos de sucesso, dará lugar a outro novo modelo, o aguardado Grande Panda, o hatch global da marca italiana. 

A confirmação veio do CEO da Fiat, Olivier François, que revelou os planos da montadora para o futuro no Brasil. 

Adeus, Argo – Grande Panda pode ser o novo modelo da Fiat no Brasil

Em entrevista ao site Automotive News Europe, Olivier adiantou a estratégia de posicionamento do Grande Panda e os grandes planos que a Fiat tem para o Argo. 

“É o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio lançada em 1996”, relembra o executivo, “vendemos cerca de 40% de nosso volume na Europa e 60% em outros lugares, mas com uma linha de produtos muito regional.”

Segundo o executivo, o Grande Panda é o primeiro produto de uma uma estratégia que visa unificar seu portfólio. Além disso, a Fiat volta seus olhos para o mercado brasileiro — o maior do mundo para a marca. 

O conceito do Grande Panda foi apresentado em mais três protótipos, um SUV, um SUV cupê com inspiração no Fastback e uma picape compacta inspirada na Strada. 

Argo pode ser substituído por Grande Panda em 2026 - Foto: Divulgação
Argo pode ser substituído por Grande Panda em 2026 – Foto: Divulgação

Sobre o Argo, Olivier não quis entrar em detalhes, mas garantiu que o Grande Panda “chegará ao Brasil depois [da Europa], como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida.”

Grande Panda : um nome a ser definido

Apesar do nome Grande Panda ter sido adotado na Europa, a Fiat estuda outras opções de nome para o mercado brasileiro. 

A ideia é encontrar um nome que ressoe com o público local que dê continuidade ao legado do Argo, por isso uma das opções cogitadas é justamente “Novo Argo”. Além disso, a marca pode oferecer as duas gerações do hatch, assim como aconteceu com o Fiat Uno no passado. 

Fiat Grande Panda - Foto: Divulgção
Fiat Grande Panda – Foto: Divulgção

Independente do nome, o Panda brasileiro deve passar por algumas adaptações em relação ao modelo europeu. O design será ajustado para atender às preferências locais, como o painel de LED frontal para reduzir os custos de produção. 

No entanto, a essência do visual, que remete ao Panda original dos anos 80, será mantida. 

Motorização nacional

Quanto aos motores do Panda, a princípio, não terá mudanças em relação aos propulsores já disponíveis no Brasil: o 1.0 Firefly do Argo atual e o 1.0 turbo, o T200 que atualmente equipa Fastback, Pulse, Strada, entre outros. 

Em um segundo momento, a marca vai oferecer modelos híbridos, com tecnologia Bio – Hybrid e até 100% elétrico, assim como Grande Panda europeu. 

Leia também: Novo Fiat Panda – sucessor do argo, chega ao mercado custando a partir de R$ 116 mil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA