Volkswagen T-Cross: conheça o primeiro híbrido brasileiro da marca
Volkswagen T-Cross: conheça o primeiro híbrido brasileiro da marca que deve dar as caras no mercado brasileiro só em 2027.
O primeiro híbrido brasileiro da VW no Brasil não será o Tayron como especulado, mas sim o Volkswagen T-Cross. Conforme apurou o AutoEsporte, o SUV mais vendido do Brasil terá sua versão híbrida em 2027.
Volkswagen T-Cross – conheça primeiro híbrido brasileiro da marca
A novidade faz parte da estratégia da montadora de expandir suas tecnologias sustentáveis e se adequar às novas demandas do mercado nacional, assim como atender aos requisitos para obtenção de benefícios fiscais. Para isso, deve usar parte dos R$ 13 bilhões em investimentos recentemente anunciados.
O T-Cross híbrido flex ainda está em fase de desenvolvimento e só deve “dar as caras” nas concessionárias daqui a dois anos. O modelo, produzido no complexo de Anchieta em São Bernardo do Campo – SP, vai utilizar um sistema que combina o motor a combustão flex com um motor elétrico.
É no complexo de Anchieta o único da marca no país a se preparar para a produção de carros com baterias de alta tensão. No entanto, o T-Cross sai de São José dos Pinhais, o que vai exigir da montadora uma mudança na planta.

A princípio, o modelo pode aparecer tanto em versões híbridas leves de 48 Volts, como também em conjuntos híbridos plenos (HEV) e com tecnologia plug-in (PHEV).
Todas equipadas com o novo motor 1.5 TSI Evo2, cujo desenvolvimento já foi confirmado pela montadora juntamente com a associação à plataforma MQB Hybrid. A mesma não revelou muitos detalhes do projeto.
O que já sabemos é que o motor 1.5 TSI Evo2 é uma segunda evolução do 1.4 TSI, presente no mercado desde 2008.
Plataforma MQB Hybrid
Já a MQB Hybrid está mais próxima do público brasileiro. Já utilizada em alguns veículos da marca fora do país, a plataforma passa por adaptações para receber a tecnologia flex. Em julho do ano passado, ao anunciar os investimentos de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, o presidente Ciro Possobom explicou sua introdução no mercado nacional.
“É uma plataforma já disponível na Europa, fornece modelos para outras marcas do Grupo Volkswagen e está sendo adaptada para o Brasil”, disse o executivo em conversa com jornalistas
“A solução será fornecida a depender do tipo de cliente, mas temos flexibilidade para produzir qualquer tipo de tecnologia híbrida, com baterias menores ou maiores”.
Com a nova plataforma, o T-Cross pode crescer, com dimensões semelhantes ao T-Roc, SUV europeu já equipado com essa base.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.