Alerta: comunicado sobre a lei seca para quem vai curtir o carnaval
Motoristas precisam redobrar a atenção com a lei seca no carnaval; veja o que diz a legislação sobre o assunto
Os motoristas que pretendem pegar estrada no carnaval precisam ter atenção redobrada, sobretudo com o teste do bafômetro. A fiscalização será reforçada e a recusa desse procedimento pode trazer uma série de prejuízos para o infrator. Logo abaixo, revelamos quais são eles. Acompanhe!
O que acontece se se recusar a fazer o bafômetro?
Recusar o teste do bafômetro é considerado uma infração gravíssima, de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 2.934,70. Além disso, o infrator responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Leia também:
Reincidentes têm mais prejuízos em caso de multas
O prejuízo pode ser ainda maior em caso de reincidência no período de 12 meses. Nesse caso, a pena é aplicada em dobro. Isso significa que a multa será de R$ 5.869,40. A cassação da Carteira Nacional de Habilitação também é outra penalidade.
Quando dirigir embriagado vira crime de trânsito?
Os motoristas que apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro cometem crimes de trânsito. A partir daí, são encaminhados ao distrito policial. Os infratores condenados recebem multa e suspensão da CNH. A pena é de seis meses a três anos de prisão, segundo a Lei Seca.
Além dos problemas com a legislação de trânsito brasileira, nunca é demais lembrar que a ingestão de álcool antes de dirigir um veículo aumenta as chances de acidentes. Logo, isso pode comprometer a sua segurança, dos outros ocupantes do veículo e de outros carros que estão na pista.
Portanto, para evitar acidentes e proteger a sua saúde e de quem você ama, lembre-se de não dirigir após consumir bebida alcoólica. Dê preferência para o transporte público, caronas ou aplicativos de mobilidade, como a Uber e 99.
Uma vez que você já sabe as principais informações sobre o prejuízo envolvendo a mistura de álcool e direção, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Empresa oferece “vale combustível” para quem abrir mão de bebidas alcóolicas nesse carnaval