Stellantis surpreende e deverá lançar carros elétricos com escape
Stellantis desenvolve patente de escapamento para carros elétricos, focando na segurança em casos de incêndio nas baterias.
Já pensou em um carro elétrico com escape? Para muita gente, essa ideia pode parecer absurda, afinal, esses veículos dispensam o uso desse tipo de sistema, mas para a Stellantis, trata-se de uma nova oportunidade.
De forma mais clara, o grupo acaba de registrar um projeto de escapamento específico para carros a bateria nos EUA, deixando boa parte dos entusiastas de plantão um tanto quanto curiosos.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Que história é essa de carros elétricos com escape, Stellantis?
Bem, a história começa com um conceito que pode parecer estranho à primeira vista, mas tem uma lógica por trás. Como já sabemos, os carros elétricos não emitem gases como os modelos a combustão, o que torna o sistema de escapamento desnecessário em teoria.
No entanto, a Stellantis enxergou uma oportunidade de inovar, e registrou uma patente de um sistema de escapamento adaptado exclusivamente para veículos elétricos.
Isto é, esse sistema, mais do que algo voltado para a emissão de gases, foi desenvolvido com foco na segurança. A principal função seria canalizar e tratar os gases tóxicos que poderiam ser liberados em casos de “fuga térmica” nas baterias.
Esses eventos, ainda que raros, podem ocorrer quando a bateria sofre um superaquecimento, resultando em uma reação descontrolada que, em alguns casos, pode levar a incêndios.
Dessa forma, os gases resultantes desse tipo de incidente incluem metano, etano, etileno, acetileno, entre outros, muitos dos quais são altamente prejudiciais à saúde.
Portanto, o objetivo do sistema é proporcionar uma forma segura de evacuar esses gases, protegendo os ocupantes do veículo e, ao mesmo tempo, permitindo um controle adicional para prevenir que o fogo se espalhe.
Confira também: BYD, Stellantis, VW e Tesla passam por nova investigação sobre carros elétricos
E o que esperar disso?
Segundo as informações divulgadsa, o projeto foi desenvolvido para ser integrado à nova plataforma STLA Large, que será usada em alguns dos modelos mais robustos do grupo, como o Dodge Charger Daytona, por exemplo.
Essa plataforma foi projetada para acomodar veículos com baterias de até 800 Volts, e o espaço reservado para o sistema de escapamento seria um dos seus diferenciais, uma vez que também dá suporte a modelos híbridos e híbridos plug-in.
De modo geral, a Stellantis ainda não confirmou uma data para lançar esse sistema de escapamento, mas o conceito está em desenvolvimento e pode representar um passo importante para a segurança e a inovação no mercado de veículos elétricos.
Aproveite para conferir: Primeiro você começa, depois você melhora: 5 carros que se transformaram em novas gerações
↓E aí, o que você achou disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓