6 dicas INDISPENSÁVEIS para pegar a estrada no Carnaval em segurança
Vamos pegar a estrada no Carnaval em segurança? Um dos feriados mais esperados do brasileiro é também um dos mais perigosos. Estradas ruins, carros velhos, motoristas ruins, você encontra de tudo, mas você pode fazer a sua parte.
Como pegar a estrada no carnaval com segurança?
Veja 6 dicas indispensáveis para a data:
1. Verifique os faróis faróis
“O uso de lâmpadas de qualidade nos faróis é essencial quando falamos da segurança. Uma iluminação eficiente é capaz de proteger não só quem está no seu sentido, mas também quem vem do lado contrário. Isso pode evitar acidentes, especialmente durante a noite ou situações com pouca visibilidade, como em neblinas e tempestades”, detalha Marieli Miguel, gerente de Marketing da OSRAM para a América Latina.
2. Pneu calibrado também é segurança
Pneus calibrados, rodas alinhadas e balanceadas vai evitar imprevistos em locais afastados e garantir a segurança durante todo o percurso.
“Os pneus podem ser calibrados no posto de gasolina, porém já existem equipamentos próprios para fazer isso em casa, de maneira rápida e prática. O uso deles, porém, vai muito, além disso, e se faz mais importante em momentos de apreensão, como um pneu furado na estrada, longe de qualquer borracharia”, explica Marieli.
3. Veja as condições da bateria
Você não precisa de um multímetro para avaliar as condições da bateria. Embora ele seja mais preciso, alguns sinais demonstram que há problemas na carga. Primeiro, veja se faróis, luzes internas e do painel estão fracas, piscando ou não ligam.
“O imprevisível causado por bateria fraca ou totalmente descarregada está longe de ser algo incomum. Para isso é sempre bom ter meios para contornar este problema, como os auxiliares de partida”, explica.
4. Planeje a viagem
- Nem sempre é possível planejar a viagem, principalmente quando é de última hora. No entanto, o mínimo precisa ser estudado e inclui:
- Trajeto e os pontos de parada
- Verificação das condiçõe das estradas e do trânsito
- Verificação das condições do clima
- Reserva de hospedagem, se for o caso
- Preparo de alimentos.
5. Descanse
Durma bem antes de pegar a estrada e faça pausas regulares respeitando seus limites: 200 km, 300 km, 400 km, enfim, essas pausas servem para fazer o “sangue circular”, evitar a fadiga e o sono ao volante.
6. Pratique a direção defensiva
Nos últimos 15 anos, o número de acidentes fatais tiveram aumento de 50% na proporção de mortes em relação ao número de acidentes graves (dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – Abramet).
Muitos desses acidentes poderiam ser evitados com a direção defensiva, que consiste em:
- Dirigir com atenção e prudência
- Respeitar as leis de trânsito e limites de velocidade
- Manter distância segura dos outros veículos
- Não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas.
E você? Está se preparando para o Carnaval? Responda nos comentários para onde planeja ir!
Leia também: Dica do especialista – 7 passos para economizar combustível na viagem de carnaval
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.