Especialista alerta sobre a importância da revisão de freio dos automóveis
Revisão de freio dos automóveis: entenda a sua importância e o que verificar durante esse processo!
O Garagem360 ouviu um especialista que reforça a importância da revisão de freios dos automóveis. Logo abaixo, você confere as principais orientações. Acompanhe!
Por que a revisão de freio dos automóveis é importante?
A manutenção preventiva deixa as suas viagens mais tranquilas, uma vez que você não será pego de surpresa em relação a um problema que poderá surgir no meio do caminho.
Em outras palavras, a manutenção do freio ajuda a garantir a sua segurança, dos passageiros e de outros motoristas e pedestres que estão na via.
Leia também:
-
Cobrança extra do ar-condicionado revolta usuários da Uber; saiba o que diz a empresa
-
Cidade do litoral brasileiro tem 2 mil calotas perdidas à beira da estrada; entenda
Quando fazer a revisão de freio dos automóveis?
A frequência da revisão varia de acordo com o tipo de freio e o uso do automóvel, como explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.
“É recomendável, além de seguir as indicações do manual do veículo, checar todos os itens durante uma revisão preventiva ou diante de qualquer sinal de falha. Essas peças devem ser revisadas periodicamente, e, caso sejam substituídas, precisam ser compatíveis e de qualidade, pois qualquer anomalia pode comprometer diretamente o desempenho da frenagem”, explica Leite.
Fluido de freio não pode ser ignorado na hora da revisão
O especialista alerta ainda sobre a importância de incluir o fluido de freio no processo de revisão do veículo.
“É ele que, ao pisar no pedal, converte a força mecânica em pressão hidráulica. É um líquido que transmite a força aplicada no pedal de freio para os cilindros e pinças, desacelerando o veículo”, orienta Leite.
O que avaliar durante a revisão de freio dos automóveis?
O uso de um checklist é um recurso importante para que todos os itens sejam verificados durante a manutenção. Neste momento, você deve, por exemplo, avaliar o pedal, servo freio, cilindro mestre, fluido de freio, discos, pinças, cilindro de rodas, sapatas, tambores e tubulações.
“Se houver necessidade de substituição, é fundamental optar por peças de qualidade, de marcas renomadas, para garantir a eficiência da frenagem”, destaca.
Uma vez que você já sabe a importância da revisão do sistema de freios, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: VW T-Cross tem bônus de R$ 15 mil; vale a pena levar um para casa?