Fiat Toro até vende bem, mas não é alvo dos melhores elogios
A Fiat Toro é uma das picapes mais vendidas no Brasil. Em 2024 foram 53.856 emplacamentos, atrás somente de Fiat Strada em primeiro e VW Saveiro em segundo da categoria (dados da Fenabrave).
No entanto, apesar do bom desempenho comercial, a Toro não é unanimidade entre os consumidores e críticos, sendo alvo de reclamações sobre problemas.
Quais os problemas da Toro?
Vasculhando a internet sobre opiniões sinceras de proprietários, encontramos algumas queixas recorrentes. Acompanhe os principais:
Suspensão
A suspensão da Toro é um dos pontos mais criticados, especialmente em relação ao conforto e durabilidade. Muitos proprietários relatam quebras prematuras em componentes como molas e amortecedores, além de ruídos e instabilidade.
Veja alguns comentários:
“Carro muito duro quando comparado a outros modelos”.
“Problema na câmera de ré [duas vezes], ruídos na suspensão com 12000km e ruídos no interior do veículo”.
Motor
A versão com motor 2.0 diesel, presente em algumas versões, é a mais problemática segundo os donos.
Entre as queixas mais comuns temos:
- Problemas como carbonização do sistema de admissão que pode causar perda de desempenho e aumento de consumo;
- Vazamento do líquido de arrefecimento no coletor de admissão;
- Vazamento de óleo pelo retentor do volante do motor;
- Vazamento no retentor da bomba.
Câmbio
O câmbio automático de 9 marchas de algumas versões também dá dor de cabeça. São comuns trancos, mudanças de modos, demora nas respostas e “quebras do nada”, mesmo com a manutenção em dias.
“A alavanca do câmbio se move com qualquer toque quando se está dirigindo, entra no modo tiptronic sem o motorista perceber”, diz um proprietário”.
Acabamento
Assim como outros carros do grupo Stellantis, os proprietários reclamam do excesso de plástico rígido e do acabamento aquém do cobrado pelo veículo.
“Muito plástico, mesmo na versão ranch. não dá nem pra comparar com o do compass, muito melhor. não é nada que atrapalhe, mas eventualmente isso tudo vai fazer uma barulhada, algo que não se justifica num carro tão caro”, ressalta outro proprietário.
Central multimídia
Também são recorrentes reclamações a respeito da central multimídia, que deixa de funcionar, não funciona adequadamente, apresenta travas ou é considerada “muito pequena”
Preço
A Fiat Toro é considerada uma picape cara em comparação com as concorrentes, o que pode ser um fator limitante para alguns consumidores.
Atualmente, a picape é vendida a partir de R$ 155.990, mas pode chegar a R$ 224.990.
Eai, teria coragem de comprar uma Toro? Responda nos comentários!
Leia também: Fiat Toro tem novidade que vai deixar muita gente de queixo caído
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.