Deu ruim? Produção do Chevrolet Onix será pausada por 3 meses
Deu ruim? Produção do Chevrolet Onix será pausada por 3 meses. Veja o que diz a montadora sobre as paralisações na produção.
A Chevrolet confirmou a suspensão parcial da produção de veículos em sua fábrica de Gravataí (RS) por um período de até 3 meses, afetando a produção do Chevrolet Onix e Onix Plus.
Essa é a segunda paralisação anunciada para a fábrica de Gravataí (RS) este ano. Há duas semanas, a montadora divulgou a paralisação das linhas de produção entre entre 17 de fevereiro e 17 de março, com regimes de folgas e férias coletivas.
Produção do Chevrolet Onix e Onix Plus será paralisada.
Com o novo anúncio, os trabalhadores da unidade vão entrar em layoff a partir de 22 de abril. A princípio, o layoff terá 90 dias, mas pode ser prorrogado por mais tempo. Durante este período, a unidade vai operar em apenas um turno.
Apesar da interrupção dos trabalhos, os funcionários terão direito a pagamento de salário integral, vale alimentação, compensação em caso de demissão e programa de participação nos resultados integrais. Além disso, os funcionários afastados devem passar por cursos de qualificação.
Essa é uma resposta da montadora em relação à atual demanda do mercado, visando adequar os níveis de produção. A GM ainda não se posicionou oficialmente sobre a situação.
Em resposta ao G1, a marca enfatizou a negociação com o sindicato.
“A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado.
Apesar de ter confirmado a decisão do Layoff, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) não retornou nosso contato para se posicionar quanto ao tema.
Baixa nas vendas pode ser o motivo da paralisação
Ano após ano, a Chevrolet viu dois dos seus principais produtos perderem mercado. O Onix hatch, que já foi o carro mais vendido do país, só ficou com a terceira posição em 2024 com 97.508 unidades vendidas, porém bem atrás do principal rival, o VW Polo que emplacou 140.187 unidades no ano passado.
O Onix Plus, por sua vez, permanece como o sedan mais vendido do país. Em 2024 foram 59.964 emplacamentos e na 11ª posição do ranking geral de vendas. Ainda assim, os números estão aquém do esperado.
Durante os 3 meses de paralisação, estima-se que 15 mil veículos deixarão de ser produzidos na fábrica de Gravataí.
Eai, o que achou da decisão da Chevrolet? Responda nos comentários!
Leia também: GM propõe demissão forçada de trabalhadores
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.