Especialista explica: quanto custa instalar carregador de carro elétrico em casa?
Saiba tudo sobre a instalação de carregadores de carros elétricos em casa e condomínios, com dicas para facilitar o processo.
Ter um veículo eletrificado é o grande sonho de muita gente. No entanto, as diversas dúvidas voltada ao funcionando do carregador de carro elétrico em casa ainda é um dos grandes empecilhos.
Pensando em sanar de uma vez por todas as dúvidas dos condutores, a Revo, operação da Osten Group, tira as principais dúvidas dos consumidores em relação a essa nova tecnologia.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Quanto custa instalar carregador de carro elétrico em casa?
De acordo com a REVO, a instalação de um carregador de carro elétrico pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de equipamento escolhido, a infraestrutura elétrica necessária e a complexidade da instalação.
No entanto, é possível estimar que o custo pode variar entre R$ 2.000 a R$ 5.000 para um carregador residencial, levando em consideração a instalação do wallbox de 7 kW, que é o mais comum.
Qual é a diferença entre os carregadores portáteis e os wallboxes?
De forma simples e breve, os carregadores portáteis, geralmente fornecidos com o veículo, são adequados para recargas mais lentas, com capacidade de até 3 kW, conectados diretamente a uma tomada de 220 V. Eles são mais indicados para veículos híbridos.
Já os wallboxes, que são equipamentos mais potentes, oferecem uma recarga mais rápida, podendo atingir 7 kW ou até mais, dependendo do modelo e da instalação elétrica.
É necessário fazer adaptações na instalação da residência para instalar carregador para carro elétrico?
Sim, principalmente quando o wallbox tem capacidade superior a 3 kW. Como a maioria dos modelos de 7 kW consome 32 amperes, pode ser necessário readequar a instalação elétrica da residência, criando um circuito exclusivo para o carregador.
Caso contrário, pode haver sobrecarga, causando o desligamento do disjuntor.
Posso instalar o carregador do meu carro elétrico em qualquer parte da casa?
Não. Isto é, é importante escolher um local adequado para a instalação do carregador, que deve ser próximo à entrada do veículo e em uma área ventilada. Além disso, a instalação deve ser realizada por um profissional qualificado para garantir a segurança e o funcionamento correto.
Como funciona a instalação de carregadores em condomínios?
A instalação em condomínios exige a aprovação da administração e, em alguns casos, a criação de uma infraestrutura compartilhada para atender os condôminos.
Por fim, a REVO recomenda que cada ponto de carregamento tenha seu próprio medidor, ligado diretamente ao medidor da unidade consumidora, para um controle eficiente da energia consumida.
Aproveite e fique ainda mais por dentro: Hyundai Creta lidera ranking dos carros mais vendidos em janeiro de 2025
↓E aí, o que você achou disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓