País europeu dá exemplo – 9 entre cada 10 carros vendidos são elétricos
País europeu dá exemplo - 9 entre cada 10 carros vendidos são elétricos. Veja qual é o país e qual a política adotada para aumentar a frota.
Enquanto no Brasil as montadoras antigas se mobilizam para frear o avanço da eletrificação chinesa, um país europeu dá exemplo de mobilidade elétrica. Em 2014 na Noruega, praticamente 9 entre 10 carros vendidos foram elétricos.
Noruega 100% elétrica – 9 entre cada 10 carros vendidos no país europeu são elétricos
No ano passado, nada menos que 88,9% das vendas totais de veículos no país escandinavo foram de modelos movidos a bateria, o que equivale a 9 a 10 carros emplacados.
Os dados são da Federação Norueguesa de Estradas (OFV). De acordo com a entidade, o mercado automotivo norueguês cresceu apenas 1% em relação a 2023, registrando um total de 129.600 unidades vendidas. Desse total, os carros elétricos somaram mais de 115 mil unidades.
Um dado ainda mais impressionante é que o ranking dos 10 carros mais vendidos no país é formado apenas por modelos elétricos.
A norte-americana Tesla domina o mercado norueguês com o Model Y, que nem é o carro mais barato da marca, com 16.858 unidades vendidas.
O Model 3 (esse sim o mais barato), fica em segundo no ranking com 7.264 vendas, seguido de Volvo EX30 (7.229), Volkswagen ID.4 (7.222) e o Toyota bZ4X (6.003).
Veja a lista dos mais vendidos:
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Tesla Model Y – 16.858 unidades
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Tesla Model 3 – 7.264
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Volvo EX30 – 7.229
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Volkswagen ID.4 – 7.222
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Toyota bZ4X – 6.003
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Skoda Enyaq – 4.610
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Nissan Ariya – 3.772
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Volkswagen ID.3 – 3.634
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Hyundai Kona EV – 3.278
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Audi Q4 – 3.070
Porque se vende tanto carro elétrico na Noruega?
Em 2014, a participação de carros elétricos na Noruega era de apenas 10%. O país com apenas 5,5 milhões de habitantes (metade da população da cidade de São Paulo) adotou os carros elétricos mais rápido do que qualquer outro país no mundo.
Atualmente, a frota total de veículos circulantes é composta por 28,6% de carros elétricos. Além disso, tem como meta eliminar gradualmente as vendas de carros novos movidos a combustíveis fósseis.
O caminho para isso começou com medidas que partiram do governo. Nos últimos dez anos, o país implementou uma série de incentivos para impulsionar a eletrificação da frota.
A princípio, o incentivo para os elétricos foi disponibilizado para apoiar duas montadoras norueguesas, a Buddy (anteriormente Kewet) e a TH!NK City. As duas já saíram do mercado, mas os incentivos permaneceram.
Pouco a pouco, o país também passou a aumentar as tarifas para carros com motores a gasolina e a diesel, o que aumentou consideravelmente o preço desse tipo de veículo.
Ao mesmo passo, os carros elétricos foram isentos de impostos de importação, o governo reduziu o imposto de propriedade e aumentou a oferta de benefícios como estacionamento gratuito e acesso a faixas exclusivas.
Hoje, a frota norueguesa é exemplo para o mundo. O país se tornou referência para outras nações que buscam reduzir as emissões e promover a mobilidade sustentável.
O que achou da Noruega? É exemplo para o Brasil?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.