País europeu dá exemplo – 9 entre cada 10 carros vendidos são elétricos

País europeu dá exemplo - 9 entre cada 10 carros vendidos são elétricos. Veja qual é o país e qual a política adotada para aumentar a frota.

Enquanto no Brasil as montadoras antigas se mobilizam para frear o avanço da eletrificação chinesa, um país europeu dá exemplo de mobilidade elétrica. Em 2014 na Noruega, praticamente 9 entre 10 carros vendidos foram elétricos. 

Noruega 100% elétrica – 9 entre cada 10 carros vendidos no país europeu são elétricos

No ano passado, nada menos que 88,9% das vendas totais de veículos no país escandinavo foram de modelos movidos a bateria, o que equivale a 9 a 10 carros emplacados. 

Os dados são da Federação Norueguesa de Estradas (OFV). De acordo com a entidade, o mercado automotivo norueguês cresceu apenas 1% em relação a 2023, registrando um total de 129.600 unidades vendidas. Desse total, os carros elétricos somaram mais de 115 mil unidades. 

Um dado ainda mais impressionante é que o ranking dos 10 carros mais vendidos no país é formado apenas por modelos elétricos.

A norte-americana Tesla domina o mercado norueguês com o Model Y, que nem é o carro mais barato da marca, com 16.858 unidades vendidas. 

O Model 3 (esse sim o mais barato), fica em segundo no ranking com 7.264 vendas, seguido de Volvo EX30 (7.229), Volkswagen ID.4 (7.222) e o Toyota bZ4X (6.003).

Tesla Model Y é o carro mais vendidos da Noruega - Foto: Divulgação
Tesla Model Y é o carro mais vendidos da Noruega – Foto: Divulgação

 

Veja a lista dos mais vendidos:

  1. Tesla Model Y – 16.858 unidades

  2. Tesla Model 3 – 7.264

  3. Volvo EX30 – 7.229

  4. Volkswagen ID.4 – 7.222

  5. Toyota bZ4X – 6.003

  6. Skoda Enyaq – 4.610

  7. Nissan Ariya – 3.772

  8. Volkswagen ID.3 – 3.634

  9. Hyundai Kona EV – 3.278

  10. Audi Q4 – 3.070

Volvo EX30 também se destaca - Foto: Gervázio Henrique/ Garagem360
Volvo EX30 também se destaca – Foto: Gervázio Henrique/ Garagem360

Porque se vende tanto carro elétrico na Noruega?

Em 2014, a participação de carros elétricos na Noruega era de apenas 10%. O país com apenas 5,5 milhões de habitantes (metade da população da cidade de São Paulo) adotou os carros elétricos mais rápido do que qualquer outro país no mundo. 

Atualmente, a frota total de veículos circulantes é composta por 28,6% de carros elétricos. Além disso, tem como meta eliminar gradualmente as vendas de carros novos movidos a combustíveis fósseis.

O caminho para isso começou com medidas que partiram do governo. Nos últimos dez anos, o país implementou uma série de incentivos para impulsionar a eletrificação da frota.

A princípio, o incentivo para os elétricos foi disponibilizado para apoiar duas montadoras norueguesas, a Buddy (anteriormente Kewet) e a TH!NK City. As duas já saíram do mercado, mas os incentivos permaneceram. 

Pouco a pouco, o país também passou a aumentar as tarifas para carros com motores a gasolina e a diesel, o que aumentou consideravelmente o preço desse tipo de veículo. 

Ao mesmo passo, os carros elétricos foram isentos de impostos de importação, o governo reduziu o imposto de propriedade e aumentou a oferta de benefícios como estacionamento gratuito e acesso a faixas exclusivas. 

Hoje, a frota norueguesa é exemplo para o mundo. O país se tornou referência para outras nações que buscam reduzir as emissões e promover a mobilidade sustentável.

O que achou da Noruega? É exemplo para o Brasil? 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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