Mecânicos emitem comunicado para proprietários de Corolla: é preciso cuidado
Mecânicos emitem comunicado para proprietários de Corolla: é preciso cuidado com os problemas que podem surgir. Veja quais são.
Quais os problemas do Corolla? O sedan da Toyota é conhecido por sua resistência, durabilidade e custo-benefício, mas será que ele enfrenta algum problema crônico ou falhas que podem trazer dores de cabeça ao proprietário?
Quais os problemas do Corolla?
Segundo o Rabello, da Oficina do Rabello em Brasília, é muito difícil um Corolla aparecer com problema grave.
“Sim, atendemos o Corolla é um ótimo carro na minha opinião. Por aqui aparece mais para fazer a manutenção básica, já que o carro quase não quebra”, ressalta.
Entrei em contato com outras duas oficinas e a resposta foi semelhante: não atendemos muitos Corollas aqui, só o básico.
Ainda assim, há proprietários reclamando na internet por alguns problemas, que embora não sejam tão frequentes, exigem um pouco de atenção dos proprietários:
Problemas nos faróis (sexta geração)
A sexta geração do Corolla, lançada em 2019, teve reclamações frequentes envolvendo os faróis. Alguns modelos apresentaram infiltrações que permitem a entrada de água, resultando em amarelidão, lentes embaçadas e entrada de sujeira.
Problemas elétricos
Também foram identificadas falhas no sistema elétrico, como panes na central eletrônica, problemas nos sensores e mau funcionamento dos módulos de controle.
Suspensão
Ambas as suspensões, McPherson na dianteira, eixo rígido da traseira e Multilink são suscetíveis a problemas. Não são tão corriqueiros, mas pode ocorrer de surgirem ruídos e instabilidade, principalmente em modelos com alta quilometragem.
Motor
Também não são comuns, mas há relatos de perda de desempenho e consumo excessivo de combustível.
Transmissão
São pontos de atenção ruídos e dificuldades na troca de marchas, tanto em modelos automáticos, quanto nos manuais.
Ar-condicionado
Falhas no funcionamento do ar-condicionado, como vazamentos e mau funcionamento do compressor.
O que pode causar problemas no Corolla?
A principal causa dos problemas é a falta de manutenção, assim como em qualquer outro veículo. Alguns proprietários acreditam cegamente na fama de inquebrável do Corolla e acabam deixando de fazer o básico, como troca de óleo, filtros, fluidos, uso de água no radiador ao invés de líquido de arrefecimento, entre outros.
A não realização de revisões periódicas, assim como a troca de peças desgastadas podem reduzir a vida útil do veículo e causar falhas prematuras.
Além disso, é importante abastecer o veículo com combustível de qualidade e evitar o uso prolongado em alta rotação do motor.
Por fim, acompanhe junto ao site da Toyota se há algum recall disponível para o seu Corolla. Muitas vezes, falhas identificadas são resolvidas com a própria empresa antes que possa se tornar um problema maior.
E você já presenciou algum problema envolvendo o Corolla? Conte-nos aqui nos comentários!
Leia também: Novo Corolla 2026 promete 2.100 km de autonomia com motor 1.5 híbrido
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.