O homem que ajudou a construir o primeiro Tesla quer caminhões de grande porte sem emissões

O homem que ajudou a construir o primeiro Tesla quer caminhões de grande porte sem emissões. Conheça a proposta da Range Energy.

O mundo da mobilidade elétrica tem um novo defensor da logística eletrificada: Ali Javidan – o homem que ajudou a construir o primeiro Tesla e atual CEO da Range Energy, quer caminhões de grande porte sem emissões.

Javidan, foi entrevistado do Podcast do Motor Trend “The InEVitable” e falou um pouco sobre sua carreira e dos benefícios da popularização da eletrificação no transporte de cargas. 

É possível ter caminhões de grande porte sem emissões?

A trajetória de Javidan no setor automotivo é marcada pelo pioneirismo. O engenheiro Ali trabalhou no Tesla Roadster original e teve papel fundamental no desenvolvimento do icônico Model S, um marco na história dos veículos antes mesmo da Tesla ser comprada por Elon Musk. 

Agora a missão é diferente: eletrificar a frota de caminhões de grande porte. Javidan acredita que ainda há desafios, como a necessidade de baterias com maior capacidade e a infraestrutura de carregamento adequada.  

Esses entraves, que podem atrasar o transporte de carga 100% verde, dão margem para diferentes propostas. Para Javidan, uma abordagem mais gradual e pragmática pode ser a solução. 

Ali Javidan (ao centro) no podcast The Inevitable
Ali Javidan (ao centro) no podcast The Inevitable – Foto: The Inevitable

 

Para isso, propõe eletrificar apenas os trailers dos caminhões, no caso os reboques e manter os caminhões com seus combustíveis atuais. 

A proposta de sua nova empresa, a Range Energy, é reduzir sensivelmente o consumo de combustível e as emissões sem a necessidade de substituir a frota atual, equipando a carroceria com baterias e motores elétricos, assim é possível diminuir a força utilizada pelo motor a combustão. 

Engenheiro que ajudou a criar primeiro Tesla quer Caminhões sem emissão - Foto: Divulgação
Engenheiro que ajudou a criar primeiro Tesla quer Caminhões sem emissão – Foto: Divulgação

Como funciona

O mecanismo visa adaptar três peças a um trailer já existente: um eixo elétrico, uma bateria e um pino mestre inteligente. 

Segundo Javidan, essa abordagem oferece uma série de vantagens. Entre elas reduzir as emissões de CO2 em até 70% e 40% de economia de combustível. 

Funcionamento do sistema da Range Energy - Foto:  Range Energy
Funcionamento do sistema da Range Energy – Foto:  Range Energy

 

“A ideia aqui é que substituir todos os veículos de grande porte da Classe 8 na estrada será difícil e levará muito tempo. Mas se você pudesse melhorar o trailer que cada um deles reboca por meio da eletrificação, isso poderia ajudar muito a reduzir as emissões de caminhões, comenta. 

Além disso, a combinação de um caminhão a diesel com o trailer elétrico aumenta a autonomia do conjunto, tornando-o mais eficiente para longas distâncias. 

O sistema também representa uma solução mais econômica do que a substituição completa de toda a frota de caminhões por modelos 100% elétricos.

O que achou da nova abrodagem? Será que vai funcionar? Responda nos comentários.

Primeiro caminhão híbrido da Volkswagen é revelado

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA