Adeus, Yaris Sedan: Toyota planeja fim de uma era e quer novos rumos
Adeus, Yaris Sedan: Toyota planeja fim de uma era e quer novos rumos. Veja quem vai ocupar o espaço deixado pela linha Yaris.
O icônico Toyota Yaris, conhecido por sua versatilidade, está se despedindo das linhas de produção no Brasil. A decisão da Toyota de encerrar a produção do sedan e manter o hatch apenas para a exportação marca também a chegada de outro modelo: o Yaris Cross, versão SUV do modelo.
Toyota Yaris sedan deixa de ser produzido no Brasil
O site Motor1 Argentino confirmou o fim do sedan e a versão manual do hatch, que nem é mais vendida no Brasil.
“A partir de novembro, a Toyota deixará de produzir o Yaris Sedas e as opções com transmissão manual. Além disso, as variantes XLS e XLS Pack serão unificadas em uma única opção chamada XLS+. Dessa forma, a linha Yaris em nosso país será composta pelas versões hatchback XS, XLS+ e S, todas equipadas com transmissão automática”, disse a filial do país
Produzido em Sorocaba (SP), o Yaris foi lançado nas versões hatch e sedan em 2018 para substituir o Etios.
Apesar da qualidade e da boa aceitação nos mercados em que é comercializado, a decisão de encerrar a produção é para liberar a planta para a fabricação do Yaris Cross e do Corolla sedan, atualmente produzido em Indaiatuba, São Paulo.
Nos quase sete anos de mercado, o Yaris se destacou no mercado de sedans e hatches por sua combinação de motor eficiente, o 1.5 aspirado, estrutura sólida, tecnologia embarcada, bom acabamento e economia de combustível.
No entanto, as vendas foram decaindo ano após ano. Em 2023 foram 20.575 emplacamentos da versão sedan. Dois anos depois, em 2024, foram 21.934 unidades vendidas.
O hatch até vendeu um pouco mais: 25.964 em 2024, mas nem isso foi suficiente para mantê-lo no portfólio da Toyota.
Yaris Cross vem aí
O Yaris Cross deve substituir tanto as versões atuais do Yaris. Para isso chega com uma plataforma moderna, a DNGA, juntamente com o conjunto híbrido nas versões intermediárias.
O atual motor 1.5 16V flex de ciclo Atkinson terá a companhia de outro motor elétrico e uma bateria auto recarregável e o câmbio automático e-CVT.
De acordo com a marca, o consumo de combustível do Yaris Cross chega aos 30 km/l. Além disso, será possível rodar em modo 100% elétrico em alguns momentos, como congestionamentos.
Ainda não sabemos muito sobre o lançamento. Na versão tailandesa, lançada em 2023, o modelo possui as seguintes dimensões:
-
Comprimento: 4,31 metros;
-
Largura: 1,77 m;
-
Altura: 1,61 m;
-
Entre-eixos: 2,62 m.
Ademais, o SUV compacto terá um porta-malas superior a 450 litros.
Quer saber mais sobre o Yaris Cross? Continue acompanhando o Garagem360. Aproveite e comente o que achou da decisão da Toyota de abrir mão da linha Yaris.
Leia também:
5 coisas que os motoristas precisam saber sobre o Toyota Yaris Cross 2025
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.