Carros elétricos batem recorde histórico: 17 milhões de unidades vendidas em 2024
O ano de 2024 marcou uma grande expansão dos eletrificados na indústria automotiva global. Os carros elétricos e híbridos plug-in atingiram a marca de 17 milhões de comercializações no mundo, de acordo com a pesquisa da Rho Motion.
Esse recorde histórico demonstra uma rápida adoção das tecnologias, assim como uma maior conscientização de governos e dos consumidores da importância da eletrificação das frotas para reduzir as emissões de gases.
Carros elétricos batem recorde histórico de vendas no mundo
As vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in cresceram 25% em 2024. Esse aumento ocorre após um dezembro de vendas recordes — o quarto seguido em ascensão no ano.
O mercado chinês ainda é o que mais contribui para este crescimento exponencial. De acordo com a CPCA (Associação de Automóveis de Passageiros da China, na sigla em inglês), as vendas de veículos elétricos e híbridos na China aumentaram mais de 40% no ano passado.
De janeiro a dezembro de 2024, o volume de vendas no varejo chegou a 10,899 milhões de unidades. Só a BYD, a maior fabricante chinesa, vendeu 4.272.145 unidades no país.
Outros países também se destacaram no segmento. O Reino Unido teve um aumento de 10,38% nas vendas em 2024, o que representa 15,6% do total de veículos vendidos no país.
Dezembro foi um mês histórico. Quase um em cada três carros vendidos no Reino Unido foi elétrico, segundo a SMMT (Sociedade de Fabricantes e Comerciantes Automóveis britânica).
No último mês do ano, foram registradas cerca de 44 mil unidades, um aumento de 60% em relação a dezembro de 2023. Com esse resultado, passou a Alemanha como o maior mercado europeu de veículos elétricos.
Enquanto isso, nos Estados Unidos e Canadá, as vendas de carros elétricos cresceram 8,8% em dezembro, chegando a 0,19 milhão de vendas no mês.
E o Brasil?
O Brasil se destaca como o maior mercado de eletrificados da América Latina. Em 2024 as importações da categoria somaram US$ 1,6 bilhão – um aumento de 107,7% em relação ao ano anterior, quando foram de US$ 767,1 milhões.
Em termos de vendas foram mais de mais de 170 mil emplacamentos, de acordo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Ainda falta muito para os eletrificados terem grande relevância. Apesar do crescimentos nas vendas vendas, o mercado foi de eletrificados (100% elétricos e plug-in) é de menos de 1% do total vendido no país em 2024.
E você já está preparado para a compra de um carro elétrico? Responda nos comentários!
Leia também: 5 carros elétricos que todo motorista vai querer comprar em 2025 mas poucos vão poder
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.