Nova Lei do Farol vai te fazer trocar faróis do carro em 2027

Entenda todos os detalhes sobre a Nova Lei do Farol: o que é, quais são as exigências, prazo de validade dos dispositivos e mais!

A nova Lei do Farol exige uma atenção redobrada em relação aos dispositivos luminosos, sobretudo quando falamos do prazo de validade. De acordo com a legislação, os proprietários devem trocar os faróis já no ano que vem. Entenda! 

Quando trocar os faróis do carro?

Uso do faról durante o dia aumenta a segurança nas rodovias brasileiras, segundo especialistas - Foto: reprodução/internet
Uso do faról durante o dia aumenta a segurança nas rodovias brasileiras, segundo especialistas – Foto: reprodução/internet

 

Após a aprovação da lei do farol, os brasileiros começaram a rodar com as luzes do carro acesas, em média, 400 horas/ano. Isso corresponde a um prazo de validade de aproximadamente dois anos. Logo, se você comprou um veículo novo em 2024, terá que trocar os seus dispositivos no ano que vem. 

Contudo, recomenda-se avaliar outros fatores para decidir se a troca deve ser efetuada, e não somente o prazo de validade. Entre os principais, destacam-se:

  • Temperaturas muito altas;

  • Horas do uso diária;

  • Qualidade do material dos faróis.

Adicionalmente, é preciso levar em consideração a condição do asfalto. Por exemplo: se você tem o hábito de rodar em pisos irregulares, a durabilidade do dispositivo será reduzida. 

Leia também:

O que acontece se dirigir com os faróis queimados? 

Os motoristas que rodam com os faróis queimados são penalizados com uma infração média. Como consequência, recebem quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 130,16. 

Como identificar a qualidade dos faróis dos carros? 

Uma ação simples, porém, eficaz é estacionar o veículo de frente para uma parede. Em seguida, acenda os faróis e confira se o reflexo da luz está funcionando nos dois dispositivos. Posteriormente, afaste o automóvel e confira se há algum desnivelamento entre os faróis e se a projeção da luz está correta. Se for confirmado alguma irregularidade, troque os dispositivos. 

Uma vez que você já sabe os detalhes sobre a lei do farol, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!

Leia também: Isenção BYD para IPVA 2025 em 5 carros híbridos já está valendo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA