Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos e ser o maior do mundo
Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos e ser o maior do mundo. Conheça a nova motorização e quais modelos ela vai equipar.
A Toyota está prestes a surpreender o mercado com uma nova motorização turbo que tem tudo para ser a maior do mundo. O novo motor 2.0 da Toyota entrega impressionantes 400 cavalos de potência.
Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos
A novidade foi apresentada no Salão de Tóquio, equipado a um Yaris GR M Concept. São dois modelos, um de 1.5 litros e 2.0, que ainda podem ter um reforço eletrificado e entregar ainda mais que os 400 cv iniciais.
De acordo com o CTO (Chief Technology Officer – diretor de tecnologia) da Toyota, Hiroki Nakajima, a nova linha de motores é uma “virada de jogo”.
“Há poucos anos já achávamos excelente ter 100 cv/litro, agora já estamos na casa dos 200 cv/litro”, ressaltou o diretor.
A marca japonesa não revelou muitos detalhes da nova linha de motores — nem mesmo na nota enviada à imprensa. No entanto, informações extraoficiais indicam que ela vai ser empregada juntamente com o que há de mais moderno que a Toyota tem a oferecer, incluindo turbocompressores de alta pressão e injeção direta de combustível.
Segundo Hiroki, o desenvolvimento focou na otimização para o uso em associação à eletrificação, mas será empregado em novas gerações dos esportivos Celica e do MR2. A ideia é utilizá-los nos carros mais potentes da marca, permitindo acelerações rápidas e uma experiência de condução mais emocionante.
A nova motorização, em breve também deve substituir o motor três cilindros 1.6 turbo do GR Corolla e no Yaris esportivo. Além deles, o Supra, que usa motor BMW (B48) também deve receber o motor de 400 cv.
Embora impressione, não é a primeira vez que vemos motores de quatro cilindros e com 2.0 litros entregando 400 cv. Em 2020, a Mercedes apresentou o M139, um motor turbo de 416 cv cv 6.750 rpm e torque de 51 m.kgf.
Atualmente equipam a linha AMG A 45, A 45 S, CLA 45 e GLB 45.
Outras versões mais e menos potentes
Em entrevista à Car Watch, Hiroki afirmou que a Toyota vai trazer ao mercado uma versão menor e menos potente do motor 2.0. A princípio o motor de quatro cilindros terá também versões de 296 cv e 41 kgfm de torque.
Além dela, uma versão do motor sem restrições para pistas com mais de 600 cv, no entanto apenas para carros de corrida.
Leia também:
Toyota GR Corolla Core 2024 – Ficha técnica, prelo e itens de série
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.