Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos e ser o maior do mundo

Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos e ser o maior do mundo. Conheça a nova motorização e quais modelos ela vai equipar.

A Toyota está prestes a surpreender o mercado com uma nova motorização turbo que tem tudo para ser a maior do mundo. O novo motor 2.0 da Toyota entrega impressionantes 400 cavalos de potência. 

Novo motor 2.0 da Toyota gera até 400 cv de potência - Foto: Divulgação
Novo motor 2.0 da Toyota gera até 400 cv de potência – Foto: Divulgação

Novo motor 2.0 da Toyota pode ter 400 cavalos

A novidade foi apresentada no Salão de Tóquio, equipado a um Yaris GR M Concept.  São dois modelos, um de 1.5 litros e 2.0, que ainda podem ter um reforço eletrificado e entregar ainda mais que os 400 cv iniciais. 

De acordo com o CTO (Chief Technology Officer – diretor de tecnologia) da Toyota, Hiroki Nakajima, a nova linha de motores é uma “virada de jogo”. 

“Há poucos anos já achávamos excelente ter 100 cv/litro, agora já estamos na casa dos 200 cv/litro”, ressaltou o diretor. 

Novo motor 2.0 da Toyota no Yaris GR apresentando no Salão do Automóvel de Tóquio - Foto: Divulgação
Novo motor 2.0 da Toyota no Yaris GR apresentando no Salão do Automóvel de Tóquio – Foto: Divulgação

 

A marca japonesa não revelou muitos detalhes da nova linha de motores — nem mesmo na nota enviada à imprensa. No entanto, informações extraoficiais indicam que ela vai ser empregada juntamente com o que há de mais moderno que a Toyota tem a oferecer, incluindo turbocompressores de alta pressão e injeção direta de combustível. 

Segundo Hiroki, o desenvolvimento focou na otimização para o uso em associação à eletrificação, mas será empregado em novas gerações dos esportivos Celica e do MR2. A ideia é utilizá-los nos carros mais potentes da marca, permitindo acelerações rápidas e uma experiência de condução mais emocionante. 

A nova motorização, em breve também deve substituir o motor três cilindros 1.6 turbo do GR Corolla e no Yaris esportivo. Além deles, o Supra, que usa motor BMW (B48) também deve receber o motor de 400 cv. 

O lendário Toyota Supra deve receber o novo motor 2.0 turbo - Foto: Divulgação
O lendário Toyota Supra deve receber o novo motor 2.0 turbo – Foto: Divulgação

Embora impressione, não é a primeira vez que vemos motores de quatro cilindros e com 2.0 litros entregando 400 cv. Em 2020, a Mercedes apresentou o M139, um motor turbo de 416 cv cv 6.750 rpm e torque de 51 m.kgf. 

Atualmente equipam a linha AMG A 45, A 45 S, CLA 45 e GLB 45. 

Outras versões mais e menos potentes

Em entrevista à Car Watch, Hiroki afirmou que a Toyota vai trazer ao mercado uma versão menor e menos potente do motor 2.0. A princípio o motor de quatro cilindros terá também versões de 296 cv e 41 kgfm de torque. 

Além dela, uma versão do motor sem restrições para pistas com mais de 600 cv, no entanto apenas para carros de corrida.

Leia também:

Toyota GR Corolla Core 2024 – Ficha técnica, prelo e itens de série

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA