O pepino do Toyota Corolla Cross que incomodou motoristas em 2024: persiste?

O pepino do Toyota Corolla Cross que incomodou motoristas em 2024: persiste? Descubra no post os itens polêmicos que foram modificados.

O Toyota Corolla Cross, um dos SUVs mais populares do mercado brasileiro, conquistou o coração de muitos consumidores. Só em 2024 foram 47.796 unidades vendidas, o que lhe rendeu a 17º em vendas entre os automóveis de passeio. 

No entanto, uma questão chamou a atenção e gerou diversas reclamações: o freio de estacionamento, popularmente conhecido como “freio de mão”. A questão é: esse “pepino” foi devidamente resolvido pela Toyota ou ainda persiste? 

O pepino do Toyota Corolla Cross foi resolvido?

O freio de mão teve o seu fim e foi substituído pelo freio de estacionamento eletrônico (EPB) na linha 2025 do Corolla Cross

Antes da mudança, a montadora recebeu muitas críticas, já que se tratava de um veículo de padrão superior, vendido por mais de R$ 160 mil na época e que contava com uma tecnologia inferior ao seu posicionamento no mercado. 

Concorrentes como o Jeep Compass e o Tiggo 7 já contavam com o freio eletrônico, mas a Toyota decidiu manter o freio tradicional por quase quatro anos.  

A pressão fez efeito e na última atualização, a marca aproveitou e resolveu dois problemas de uma só vez: do freio e do abafador de escapamento. Agora, quem adquire um modelo zero a partir da linha 2025 terá mais segurança, modernidade e uma estética mais condizente com os valores praticados. 

Novo freio de estacionamento do Toyota Corolla Cross - Foto: Divulgação
Novo freio de estacionamento do Toyota Corolla Cross – Foto: Divulgação

Funcionamento 

O freio de estacionamento eletrônico funciona por meio de um sistema elétrico e hidráulico acionado por botão. Já o acionamento do freio de estacionamento tradicional é feito por uma alavanca ou pedal e funciona a partir de um sistema mecânico formado por cabos. 

Basicamente, o freio eletrônico é uma evolução do freio de mão. Além de ser mais tecnológico e com acionamento automático, esse componente ocupa um espaço menor no console, que é melhor aproveitado pelas montadoras. 

Abafador de escapamento

Outro “pepino”, mas do ponto de vista estético foi o abafador do escapamento. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) chegou a notificar a Toyota em 2023 por conta do polêmico componente, que segundo muitos proprietários, era bem visível na traseira. 

Linha 2025 já não tem mais o escapamento a mostra - Foto: Divulgação
Linha 2025 já não tem mais o escapamento a mostra – Foto: Divulgação

Para resolver o problema, a montadora inicialmente apenas pintou de preto. Não foi suficiente, visto que a pintura chegou a descascar em algumas unidades., levando a mais reclamações dos consumidores locais. Muitos alegaram que a marca oferecia um produto inferior no Brasil do que o apresentado em outros países. 

A solução, implementada só na linha 2025, foi esconder o escapamento atrás do para-choque traseiro. E funcionou, o SUV ganhou em estética  

Leia também:  Qual a melhor versão do Corolla Cross?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA