O pepino do Toyota Corolla Cross que incomodou motoristas em 2024: persiste?
O pepino do Toyota Corolla Cross que incomodou motoristas em 2024: persiste? Descubra no post os itens polêmicos que foram modificados.
O Toyota Corolla Cross, um dos SUVs mais populares do mercado brasileiro, conquistou o coração de muitos consumidores. Só em 2024 foram 47.796 unidades vendidas, o que lhe rendeu a 17º em vendas entre os automóveis de passeio.
No entanto, uma questão chamou a atenção e gerou diversas reclamações: o freio de estacionamento, popularmente conhecido como “freio de mão”. A questão é: esse “pepino” foi devidamente resolvido pela Toyota ou ainda persiste?
O pepino do Toyota Corolla Cross foi resolvido?
O freio de mão teve o seu fim e foi substituído pelo freio de estacionamento eletrônico (EPB) na linha 2025 do Corolla Cross.
Antes da mudança, a montadora recebeu muitas críticas, já que se tratava de um veículo de padrão superior, vendido por mais de R$ 160 mil na época e que contava com uma tecnologia inferior ao seu posicionamento no mercado.
Concorrentes como o Jeep Compass e o Tiggo 7 já contavam com o freio eletrônico, mas a Toyota decidiu manter o freio tradicional por quase quatro anos.
A pressão fez efeito e na última atualização, a marca aproveitou e resolveu dois problemas de uma só vez: do freio e do abafador de escapamento. Agora, quem adquire um modelo zero a partir da linha 2025 terá mais segurança, modernidade e uma estética mais condizente com os valores praticados.
Funcionamento
O freio de estacionamento eletrônico funciona por meio de um sistema elétrico e hidráulico acionado por botão. Já o acionamento do freio de estacionamento tradicional é feito por uma alavanca ou pedal e funciona a partir de um sistema mecânico formado por cabos.
Basicamente, o freio eletrônico é uma evolução do freio de mão. Além de ser mais tecnológico e com acionamento automático, esse componente ocupa um espaço menor no console, que é melhor aproveitado pelas montadoras.
Abafador de escapamento
Outro “pepino”, mas do ponto de vista estético foi o abafador do escapamento. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) chegou a notificar a Toyota em 2023 por conta do polêmico componente, que segundo muitos proprietários, era bem visível na traseira.
Para resolver o problema, a montadora inicialmente apenas pintou de preto. Não foi suficiente, visto que a pintura chegou a descascar em algumas unidades., levando a mais reclamações dos consumidores locais. Muitos alegaram que a marca oferecia um produto inferior no Brasil do que o apresentado em outros países.
A solução, implementada só na linha 2025, foi esconder o escapamento atrás do para-choque traseiro. E funcionou, o SUV ganhou em estética
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.