Vale a pena comprar o novo Fiat Pulse híbrido?
Vale a pena comprar o novo Fiat Pulse híbrido? Fizemos o comparativo do consumo e outros pontos para avaliar se vale ou não a pena.
A Stellantis deu um importante passo ao lançar os primeiros carros híbridos flex do grupo no Brasil, o Pulse e o Fastback e seu sistema Bio Hybrid. A promessa é de mais economia de combustível e menor emissão de poluentes, mas será que vale a pena comprar o Fiat Pulse híbrido?
Nós do Garagem260 vamos analisar o modelo, assim como seu consumo e fazer uma comparação com a versão a combustão.
Vale a pena comprar o novo Fiat Pulse híbrido?
O Fiat Pulse recebeu a nova propulsão híbrida nas versões Audace e Impetus. Trata-se de um sistema MHEV — Mild Hybrid Electric Vehicle, ou Veículo Híbrido Leve, formado por um motor elétrico e duas baterias.
Ele não faz as rodas se movimentarem, mas auxilia em pontos como partida ou em outros momentos dando auxílio ao motor a combustão. As baterias, uma de chumbo de 68 amperes no propulsor e outra de íon de lítio abaixo do banco do motorista, são recarregadas com a energia liberada nas frenagens.
O motor a combustão permanece o mesmo T200 de 130 cv de potência. Ou seja, não houve ganho de desempenho ou torque, assim como mudanças na estética do veículo.
O foco da empresa foi justamente o consumo de combustível. A Fiat promete uma economia de cerca de 10% a 11% em relação às versões a combustão, tanto com etanol quanto com gasolina.
De acordo com a marca, o ganho de economia do Fiat Pulse com motor híbrido na cidade foi:
- Etanol: de 8,4 km/l para 9,3 km/l (10,7% a mais de autonomia);
- Gasolina: de 12,1 km/l para 13,4 km/l (10,7% a mais).
Já, conforme o Inmetro, o mesmo modelo com motor 100% a combustão tem um consumo de:
- 12 km/l na cidade com gasolina
- 8,5 km/l na cidade com etanol
- 14,6 km/l na estrada com gasolina
- 10,2 km/l na estrada com etanol
Vale a pena comprar o Fiat Pulse híbrido?
O Fiat Pulse Drive 1.3 é vendido por R$ 107.990. Já a versão Impetus, equivalente a configuração a combustão, tem preço de R$ 138.990. Enquanto a versão híbrida mais barata custa R$ 125.990, já a versão Impetus Hybrid tem valor de R$ 140.990.
Se for só pelo ganho no consumo de combustível não vale a pena. Agora, se você mora em um dos estados que concedem benefícios para híbridos, a coisa muda de história. Nesses locaiso carro pode ser um bom negócio.
Eai, o que achou do Fiat Pulse híbrido? Vale a pena ou não? Responda nos comentários!
Leia também:
Fiat Pulse a combustão tem super desconto
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.