IPVA, licenciamento e até mesmo crenças: veja motivos que motoristas têm para escolher o final da placa do veículo
Pesquisa da Webmotors revela como fatores como rodízio, licenciamento e IPVA influenciam a escolha do final da placa
Uma pesquisa revelou como o número final da placa na compra de veículos pode ser um fator determinante para a compra. O estudo aponta que informações como rodízio, licenciamento e IPVA são decisivos maioria dos consumidores em busca de um carro novo.
Webmotors revela como o final da placa influencia a escolha do consumidor
Com o propósito de compreender o comportamento do consumidor no processo de busca por um carro novo, a Webmotors divulgou uma pesquisa que explora a relevância do número final da placa na decisão de compra entre os usuários da plataforma.
Segundo dados do Webmotors Autoinsights, ao serem questionados sobre os motivos para escolher um final de placa específico, 39% dos respondentes apontaram o rodízio de veículos como fator decisivo.
Essa medida, adotada na cidade de São Paulo para reduzir congestionamentos e poluição, restringe a circulação de veículos em dias e horários determinados com base no final da placa do carro.
Outras razões citadas no levantamento incluem o IPVA (31%), o licenciamento (29%), crenças pessoais (14%) e outros fatores (5%). Entre os entrevistados, 59% declararam estar em busca de um novo veículo.
Tendências nos finais de placa
Na comparação entre os finais de placa mais buscados na Webmotors no primeiro trimestre de 2024 e no mesmo período de 2023, os finais 1 e 2 mantiveram a liderança.
Esses números correspondem ao licenciamento previsto para julho e ao rodízio realizado às segundas-feiras.
“Observamos que, além do dia do rodízio, o mês do licenciamento está entre os principais fatores para a escolha da placa, o que pode explicar o salto na preferência dos finais 9 e 0 na plataforma. Nesses casos, a taxa deve ser quitada em novembro e dezembro, respectivamente – período que coincide com o recebimento do 13° salário para boa parte dos brasileiros”, analisa Natalia Spigai, CMO da Webmotors.
A pesquisa, conduzida pela Webmotors, contou com a participação de 2.141 usuários da plataforma, fornecendo uma visão detalhada sobre as escolhas e motivações dos consumidores no mercado automotivo.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.