Temporada de chuvas: veja como preparar o seu carro para os temporais
Temporada de chuvas: veja como preparar o seu carro para os temporais, principalmente se você vai pegar a estrada nas férias.
A chegada das chuvas exige também cuidados específicos com o veículo. Preparar o seu carro para temporais vai garantir não só a segurança, mas também um melhor desempenho do seu amigão.
Pedimos a ajuda dos especialistas da AutoZone Brasil, referência em autopeças e manutenção automotiva, para elencar os pontos de alerta para essa época do ano.
Como preparar o seu carro para os temporais?
Segundo a marca, alagamentos, pistas escorregadias e baixa visibilidade são os principais desafios no período das chuvas. A prevenção pode evitar não só transtornos, como também acidentes graves.
“A preparação não apenas reduz o risco de acidentes, mas também evita danos ao veículo que podem gerar altos custos de reparo. Com simples cuidados preventivos, é possível viajar com mais tranquilidade mesmo durante a temporada de chuvas”, ressalta a AutoZone.
Veja os cuidados:
1. Verifique o sistema de freios
Os freios estão entre os principais componentes do veículo. Nada de andar com pastilhas gastas ou os seguintes sintomas:
- vibrações
- trepidações no pedal
- pedal duro
- pedal muito “mole”
- pedal não responsivo
- luz no painel
Além disso, antes de pegar a estrada revise discos, pastilhas e fluido de freio para evitar falhas, sobretudo em situações de frenagem brusca em pistas molhadas.
2. Calibragem e estado dos pneus
O alerta dos freios também serve para os pneus: nada de andar com pneus carecas, com desgaste irregular, bolhas, furos ou cortes por conta do risco de aquaplanagem.
“Faça a calibragem de acordo com o manual do fabricante e inspecione os sulcos para garantir boa aderência em pistas escorregadias”, ressalta.
3. Revisão dos limpadores de para-brisa
Palhetas ressecadas ou danificadas comprometem a visibilidade durante a chuva. Substitua a cada seis meses ou quando apresentar falhas e verifique sempre o nível do líquido limpador.
A multa para palhetas quebradas é de R$ 127,69, 5 pontos na CNH e apreensão do veículo até solucionar o problema.
4. Cuidado com o sistema elétrico
A umidade pode danificar componentes elétricos como faróis, lanternas, baterias e cabos. Verifique a vedação e o funcionamento de todos os sistemas.
5. Evite ruas alagadas
“Embora nem sempre seja possível prever enchentes, priorize rotas mais altas e seguras. Em caso de alagamento, nunca avance se a água ultrapassar a metade da roda do carro”, destaca a AutoZone.
6. Inspeção geral do veículo
Por fim, faça uma revisão completa antes de viajar. Verifique o motor, sistemas elétricos, nível do óleo, faça o balanceamento e alinhamento das rodas.
Garantir que todos os sistemas estão funcionando adequadamente minimiza os riscos e surpresas desagradáveis.
Leia também:
Martelinho de ouro: quando recorrer ao serviço?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.