Veja quais peças de carros precisam de troca frequente

Já ouviu falar em manutenção preventiva? Ela exige a troca de alguns componentes. Veja quais peças de carros precisam de troca frequente.

Algumas peças de carros precisam de troca frequente. É o típico “é melhor prevenir do que remediar”. Isso porque, a vida útil do seu veículo depende diretamente dos cuidados que você tem com ele. 

Para ajudar a resolver essa dúvida, chamamos Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.

Quais peças de carros precisam de troca frequente?

Segundo Leonardo, a manutenção preventiva é indispensável para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo. Faz parte dessa manutenção a substituição periódica de componentes que sofrem desgaste natural de uso. 

“Os motoristas precisam estar atentos ao manual do veículo e realizar as revisões preventivas recomendadas. Ignorar prazos ou sinais de desgaste pode resultar em problemas maiores e custos elevados”, explica Leonardo Furtado.

Veja a lista:

Filtro de ar

O filtro de ar impede que a sujeira ou impurezas invadam o motor. Geralmente, na troca de óleo, você já aproveita e troca o filtro de ar. A recomendação é a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com a orientação do fabricante. 

“A troca regular do filtro de ar melhora o consumo de combustível e reduz o desgaste do motor, especialmente em regiões com alta concentração de poeira”, ressalta.

Filtro de ar e outras peças de carros precisam de troca frequente - Foto: Unidas
Filtro de ar e outras peças de carros precisam de troca frequente – Foto: Unidas

 

Filtro de combustível

O filtro de combustível, assim como o nome sugere, é responsável por filtrar o combustível antes de chegar ao motor. Esse componente deve ser trocado a cada 20 mil quilômetros. 

“A substituição garante que o combustível chegue ao motor limpo, o que é essencial para manter o desempenho do carro”, explica.

Filtro de cabine

Filtra o ar que circula dentro do veículo, protegendo os ocupantes contra poluentes e alérgenos. 

“Além de conforto, a troca periódica do filtro de cabine é uma questão de saúde, especialmente para quem sofre de alergias respiratórias”, destaca.

Velas de ignição

Troque as velas a cada 40 mil quilômetros ou quando notar consumo excessivo de combustível ou falhas na ignição.

“Velas em bom estado garantem partidas rápidas e ajudam a reduzir o consumo de combustível”, comenta.

Fluido de transmissão e de arrefecimento

O fluido de transmissão deve ser substituído conforme o plano de manutenção do veículo. Nada de usar ou completar com água, pois isso pode trazer sérias consequências. O fluido, ou líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada dois anos. 

“Negligenciar esses fluidos pode causar sérios danos ao motor e à transmissão, comprometendo o funcionamento geral do veículo”, alerta.

Bateria

Ao primeiro sinal de desgaste a bateria deve ser substituída. O tempo médio de vida é de 3 a 5 anos. 

“Manter os polos da bateria limpos e verificar a voltagem regularmente ajuda a prolongar sua durabilidade”, orienta.

Troque a bateria antes que precise fazer a chupeta - Foto: Reprodução
Troque a bateria antes que precise fazer a chupeta – Foto: Reprodução

Amortecedores e suspensão

Os amortecedores têm vida útil de 20 mil quilômetros. Já a suspensão pode durar até 50 mil ou quando necessário. 

“Desgaste dos amortecedores pode comprometer a dirigibilidade e aumentar o risco de acidentes”, pontua.

Lâmpadas e fusíveis

A regra para lâmpadas e fusíveis é a troca quando houver falhas ou queimarem. Se possível, mantenha sempre alguns de reserva para evitar problemas.

E você tem feito a  revisão preventiva do seu carro? Responda nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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