Fim de estrada para SUV vendido no Brasil e amado por muitos
Fim de estrada para SUV vendido no Brasil e amado por muitos. Veja qual é e os motivos que levaram a montadora a tomar essa decisão.
O Citroën C4 Cactus, que se destacou por seu design e personalidade, chegou ao fim de sua jornada no mercado brasileiro. O SUV vendido no Brasil desde 2018 foi oficialmente descontinuado pela marca francesa no país.
O modelo já não está disponível no site oficial da Citroën no Brasil. Veja os motivos de sua saída!
O C4 Cactus enfim saiu de linha. É o que afirma a publicação da revista Quatro Rodas e confirmada pela Citroën. Apesar disso, o modelo que é produzido em Porto Real (RJ) continuará sendo exportado para países da América do Sul.
A Stellantis confirma o fim da comercialização do Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores”, afirma a Citroën.
Por que o Citroën C4 Cactus saiu de linha?
O principal motivo é a queda nas vendas. Em 2023, foram 3.674 unidades emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave.
Em 2024, esse número caiu ainda mais. Foram apenas 1.017 unidades emplacadas de janeiro a novembro em uma queda nas vendas que começou a partir de maio, quando o veículo passou a vender menos de 100 unidades por mês.
Soma-se aí a chegada de uma plataforma mais moderna à linha de produção. Sai a plataforma PF1 – a mesma que fazia os antigos Peugeot 208 e 2008 – entra a CMP, que deve dar “vida” ao Jeep Avenger na planta de Porto Real.
Além disso, há a chegada do novo Basalt, SUV recém-lançado que ganhou o título de mais barato do Brasil na categoria. O modelo conta com a nova plataforma CMP além do moderno motor 1.0 Turbo.
Trajetória do Citroën C4 Cactus
Lançado no Brasil em 2018 na sua segunda geração, o C4 Cactus se destacou por seu design inovador e os característicos Airbumps nas laterais, que além de proteger a carroceria também adicionava um toque de originalidade.
O modelo também chama a atenção por sua suspensão elevada, que proporciona um bom conforto em diferentes tipos de terreno, e por sua posição de dirigir elevada, que confere maior visibilidade ao motorista.
O SUV era oferecido em duas opções de motorização que também deixam de ser produzidas por não obedecer às novas normas de emissão de gases poluentes e ruído do Proconve 8.
O motor 1.6 aspirado de 118 cv e o motor 1.6 turbo de 173 cv não farão mais parte do portfólio da Stellantis.
E agora, ficou órfão ou não do C4 Cactus? Conte para nós alguma história envolvendo ele nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.