Carros elétricos da Stellantis devem ficar mais baratos até 2030; entenda
Carros elétricos da Stellantis devem ficar mais baratos até 2030. Conheça a nova parceira do conglomerado e como ela pode ajudar nessa missão.
A Stellantis, gigante automotiva responsável por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras, anunciou a parceria com a Zeta Energy para desenvolver baterias de lítio-enxofre, com o objetivo de reduzir sensivelmente o preço dos carros elétricos do grupo automotivo.
A ideia é desenvolver baterias com maior densidade, maior potência de recarga, maior durabilidade e menor custo.
Carros elétricos da Stellantis vão ficar mais baratos?
A aposta da parceria com a Zeta Energy é o desenvolvimento de um pack de baterias mais eficiente. As baterias de lítio-enxofre são mais leves, mas mantém a mesma energia utilizável das baterias de íons de lítio atuais.
Também oferecem maior autonomia, um melhor comportamento dinâmico e potencial para reduzir o tempo de carregamento rápido em até 50%, o que segundo a marca torna a propriedade de um veículo elétrico mais conveniente.
Além disso, são mais baratas, o que vai refletir no preço para o consumidor. Estima-se que as baterias de lítio-enxofre custem menos de metade do preço por kWh do que as atuais baterias.
“A nossa colaboração com a Zeta Energy é mais um passo para avançar na nossa estratégia de eletrificação, à medida que trabalhamos para disponibilizar veículos limpos, seguros e acessíveis”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.
“Tecnologias inovadoras de baterias, como o lítio-enxofre, podem apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade carbónica até 2038, ao mesmo tempo que garantem que os nossos clientes desfrutam dos melhores níveis de autonomia, desempenho e custos de aquisição.”
A principal vantagem das baterias de lítio-enxofre é a sua composição. O enxofre é um material relativamente abundante e mais barato do que o lítio.
Também é potencialmente mais sustentável, uma vez que a produção desse tipo de bateria utiliza materiais reciclados, gerando menos emissões em comparação às atuais baterias de íons de lítio.
Produção simplificada
O acordo entre Stellantis e Zeta Energy prevê o desenvolvimento da pré-produção e planejamento para a produção até 2030.
As duas empresas ainda afirmam que para a produção não será necessário construir novas fábricas gigantes, assim como a possibilidade de produzir esse novo tipo de bateria em uma cadeia de suprimentos relativamente curta e local.
Ainda há muito o que pesquisar, uma vez que é preciso aumentar o ciclo de vida da bateria de lítio-enxofre e garantir a estabilidade dos cátodos de enxofre, sua compatibilidade eletrolítica e segurança.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.