Proprietários de carros a combustão usam artifício para burlar as regras de vagas exclusivas para veículos elétricos
Proprietários de carros a combustão usam artifício para burlar as regras de vagas exclusivas para veículos elétricos. Conheça o Prank Port.
A busca por comodidade e a crescente popularidade dos eletrificados têm gerado um debate acalorado sobre o uso adequado das vagas exclusivas para veículos elétricos. Ocorre que essas vagas são destinadas apenas a esses modelos, mas os proprietários de carros a combustão querem driblar isso.
Prank Port – conheça o artifício para burlar as regras de vagas exclusivas para veículos elétricos
A maior oferta de vagas com infraestrutura para carregamento não tem sido bem vista por alguns motoristas de carros a combustão. Alguns deles, principalmente nos Estados Unidos, têm recorrido ao Parnk Port, uma nova tendência aparentemente inofensiva, mas está dando dores de cabeças aos usuários que querem usar as vagas exclusivas.
Trata-se de um dispositivo que simula o carregamento de veículos elétricos. Produzido em uma impressora 3D, o Park Port imita com precisão uma porta de carregamento de veículos elétricos.
Disponível em diferentes modelos, ele se fixa magneticamente por fortes ímãs de neodímio à carroceria do veículo, dando a impressão de que o carro está conectado à rede de carregamento.
Disponível para venda no Amazon em duas versões (porta Tesla ou porta J1772), o produto é anunciado como um ótimo presente “para pais, donos de caminhonetes, odiadores de EV e aqueles que gostam de brincar e ser ousados”.
Neste link da Amazon é possível comprar qualquer uma das versões nas cores azul, vermelha, branca, preta e cinza.
“Apresentando o PrankPort: The Fake EV Charging Port, o melhor presente de brincadeira para entusiastas de carros e brincalhões! Este item de novidade impresso em 3D imita uma porta de carregamento de EV real, permitindo que você “carregue” seu veículo ICE, a gasolina ou a diesel com humor.
Perfeito para estacionar em vagas de EV e obter reações hilárias, o PrankPort foi projetado para parecer autêntico e criar momentos virais”, diz o anúncio.
Estacionar em vaga exclusiva para carro elétrico dá multa?
Os próprios comentários do PrankPort alertam para os interessados que estacionar em vagas exclusivas para carros elétricos pode resultar em guincho.
O mesmo pode acontecer no Brasil. De acordo com a Resolução do Contran nº 965, de 17 de maio de 2022, que regulamenta as vagas de carregamento de veículos elétricos e as regras de uso, o condutor de veículo a combustão flagrado estacionando em vaga exclusiva para elétrico pode ser multado no valor de R$ 158,00 e 4 pontos na CNH.
Além disso, ao ocupar uma vaga de carregamento de forma indevida, o motorista prejudica outros usuários que precisam carregar seus carros, uma atitude que demonstra a falta de consideração com a necessidade dos demais.
E você, usaria o Prank Port? O que acha da atitude? Responsa nos comentários!
Leia também:
Esse carro foi considerado o melhor veículo elétrico; confira detalhes
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.