Crise na Stellantis? CEO da marca dona da Jeep, Fiat e Citroën pede demissão

Crise na Stellantis: entenda os motivos pelos quais o CEO pediu demissão e veja os próximos passos da marca no cenário americano

A Stellantis, marca dona da Jeep, Fiat e Critroën, teve uma importante baixa no final de 2024. Isso porque, o português Carlos Tavares pediu demissão do cargo. O comunicado foi divulgado de forma oficial no último domingo (1º) pelo Conselho administrativo da fabricante.

Fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) — Foto: Stellantis

Entenda o momento turbulento da Stellantis

 Foto: Silvia Zamboni/Valor
 Foto: Silvia Zamboni/Valor
  • Após um acordo, Carlos Tavares deixou o cargo de CEO da marca;

  • Segundo a companhia, o seu substituto só será nomeado no primeiro semestre do ano que vem;

  • Apesar do motivo da saída do executivo não ter sido divulgado, especula-se que a decisão foi influenciada pela baixa performance da Stellantis nos Estados Unidos.

“O sucesso da Stellantis desde sua criação tem sido enraizado em um perfeito alinhamento entre os acionistas referenciados, o conselho e o CEO. No entanto, nas últimas semanas têm surgido diferentes pontos de vista, que resultaram na decisão de hoje”, destacou Henri de Castries, diretor sênior independente do grupo.

Leia também:

Desempenho da Stellantis em terras americanas é preocupante

Ao analisar os três primeiros trimestres deste ano, percebe-se uma queda de 19,8% nas vendas de todas as marcas da companhia. Esses dados, que comparam o mesmo período de 2023, engloba todas as marcas da Stellantis na terra do Tio Sam.

O cenário é ainda pior quando analisamos as marcas que foram fundadas em solo americano. Uma delas é a Dodge, que teve uma queda de 43%. Já na Chrysler, o prejuízo foi ainda maior: uma baixa de 47%.

Além disso, Tavares, que era o outro membro da fusão com a americana FCA (Fiat Chrysler), foi bastante criticado nos últimos meses. O motivo é que ele não tinha a experiência adequada para reerguer a Stellantis nos Estados Unidos.

Também vale citar a queda de outras duas marcas importantes, como Jeep e Ram. Por causa disso, os lucros da montadora tiveram uma baixa. Até o momento, calcula-se uma queda de 38% menor do que no final do ano passado.

Como está a performance da Stellantis no Brasil?

A Stellantis, desde quando foi fundada em 2021, ocupa a primeira posição no mercado. Para se ter uma ideia, ela preenche 30% do segmento de veículos leves. Isso, é claro, levando em consideração os resultados de todas as marcas.

Quais serão os próximos passos da Stellantis?

Em comunicado oficial divulgado à imprensa, a Stellantis informou que um Comitê Executivo Interino (“CEI”) será responsável pela marca em nome do Conselho de Administração. A presidência será de John ELKANN.

De acordo com a Stellantis, a estrutura da empresa pelos próximos meses seguirá da seguinte forma:

Nome Área de Atuação
Arnaud DEBOEUF Manufacturing and Supply Chain
Xavier CHÉREAU Human Resources and Heritage
Ned CURIC Engineering and Technology, Software and Free2move
Antonio FILOSA America’s (North and South America) Regions, Chrysler, Dodge, Jeep®️, Ram, and the Design North America organization, including Maserati Design
Beatrice FOUCHER Planning
Jean-Philippe IMPARATO Enlarged Europe, Pro One, and Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS, FIAT, Lancia, Opel and Peugeot. The Design Europe organization will also report to this position.
Douglas OSTERMANN Finance
Maxime PICAT Purchasing and Supplier Quality and the regions of Middle East & Africa, India & Asia Pacific, and China together with Leapmotor International.
Philippe DE ROVIRA Affiliates
Bertrand BLAISE Communications and CSR
Olivier BOURGES Customer Experience
Giorgio FOSSATI General Counsel
Santo FICILI Maserati, além da Alfa Romeo
Olivier FRANÇOIS Marketing para além da FIAT, Abarth e DS
Clara INGEN-HOUSZ Public Affairs
Richard PALMER Special Adviser do Presidente e consultor da equipe de liderança

E você, como avalia o cenário da Stellantis neste final do ano? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.

Leia também: Veículo mais vendido do Brasil não é hatch nem SUV; conheça e descubra o motivo do sucesso

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA