Nova lei obrigará pedágios aceitarem mais de uma forma de pagamento
Nova lei do pedágio: entenda as mudanças e veja depoimentos de usuários sobre os impactos do PL para a sua rotina de trânsito
Um projeto de lei, que obriga operadores de pedágio a aceitarem mais de uma forma de pagamento, foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Logo abaixo, o Garagem360 conta mais detalhes. Acompanhe!
Conheça o impacto do novo PL para pedágios
O Projeto de Lei (3407/2023) de autoria da deputada Duda Salabert (PDT/MG) foi aprovado e determina que as operadoras aceitem mais de uma forma de pagamento, e não somente em dinheiro.
Agora, elas devem aceitar pagamento em Pix e cartão, o que, segundo a deputada, trará mais benefícios para a população.
“A implementação do pagamento de pedágios com cartões de débito e PIX trará uma série de benefícios aos usuários das rodovias, como a comodidade e a segurança na realização do pagamento, além da necessária modernização do sistema de pagamento de pedágios”, destaca Duda.
Leia também:
-
Pedágio pode ficar mais barato de acordo com a quantidade de passageiros; entenda
-
Pedágio Free Flow agora na rodovia Tamoios; veja onde e evite multas
Mãe relata a importância da aprovação do PL
Uma seguidora da deputada relatou, nas redes sociais, o impacto que a aprovação do projeto trará para a rotina das famílias, sobretudo para aquelas que têm crianças pequenas. Ela comentou:
“Já fiquei “PRESO” num pedágio na BR-040, de madrugada, com uma bebê de 1 ano e meio, minha esposa e minha sogra… Ficamos retidos por quase 1h porque a @via040 aceitava SOMENTE dinheiro em espécie com pagamento.
Tentamos auxílio da PRF, tentamos a ouvidoria da concessionária, e nada adiantou. A má vontade por parte da empresa era evidente e chocante, mesmo eles sabendo que tinha um bebê no carro.
Só fomos liberados porque um motorista se prestou a pagar pelo pedágio.
Nós tínhamos diversos outros meios de pagamento. A sugestão da atendente fosse que nós retornássemos à cidade mais próxima e procurássemos um banco 24h para sacar dinheiro e só assim, poder passar pela praça de cobrança.”, explicou a seguidora.
Outra seguidora contou a facilidade da diversificação de pagamentos em sua última viagem. Ela disse:
“Mês passado fui para montes claros, tem uns 5 pedágios de BH até moc, todos aceitam cartão, Pix ou dinheiro! Isso tem que ampliar para todas as estradas, pois o uso do dinheiro tá cada vez mais baixo, já que a técnica aí para facilitar e agilizar os pagamentos ☺️”
E você, como avalia a nova lei para o pedágio? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Pedágio Free Flow já faz 12 mil vítimas em SP