Conheça a regra que você só vê nas ruas de São Paulo, mas no resto do país é um absurdo
Vai para São Paulo de carro? Conheça a regra que você só vê nas ruas de São Paulo mas no resto do país é um absurdo e não leve multa.
São Paulo, a maior cidade da América Latina, possui um trânsito intenso, o que exige algumas regras peculiares que visam organizar o fluxo e garantir a segurança de todos os usuários da via.
Algumas dessas regulamentações podem gerar dúvidas para quem não está acostumado a dirigir na capital paulista.
Rodízio é a regra que você só vê nas ruas de São Paulo
Uma das mais conhecidas e temidas restrições de trânsito em São Paulo é o rodízio veicular, também conhecido como Operação Horário de Pico.
A medida, que limita a circulação de veículos de acordo com a placa, tem o objetivo de reduzir o congestionamento e a poluição nas principais vias da cidade.
Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?
O rodízio funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 10 h e das 17 às 20h para os seguintes finais de placa:
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Segunda-feira: placas finais 1 e 2
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Terça-feira: placas finais 3 e 4
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Quarta-feira: placas finais 5 e 6
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Quinta-feira: placas finais 7 e 8
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Sexta-feira: placas finais 9 e 0
Veja as vias onde há restrição do rodízio:
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Marginal do Rio Tietê: na extensão entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros.
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Marginal do Rio Pinheiros: da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes.
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Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo: no percurso entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.
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Avenida dos Bandeirantes.
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Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay.
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Complexo Viário Maria Maluf.
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Avenida Presidente Tancredo Neves.
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Avenida das Juntas Provisórias.
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Viaduto Grande São Paulo.
Os proprietários que descumprirem o rodízio estão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além do rodízio, algumas regras e ações são comuns em São Paulo, mas pode não parecer comum no restante do país:
Faixas exclusivas para ônibus e táxis
São Paulo conta com uma extensa rede de faixas exclusivas para ônibus e táxis para agilizar o transporte público e reduzir o tempo de deslocamento.
Operação integrada de Segurança (OISP)
A OISP é uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, Guarda Civil, Detran, entre outros órgãos de segurança pública para combater a criminalidade. Durante as operações são realizadas blitzes e fiscalização mais rigorosas.
Restrição para Veículos de Carga
A circulação de veículos de carga é restrita em alguns pontos de São Paulo. Essas restrições ocorrem em dias e horários pré-definidos ou permanentes.
Zonas de Estacionamento Regulamentado (ZSRs)
As ZSRs são áreas em que o estacionamento é controlado e cobrado. Para estacionar nessas áreas, o condutor deve, por meio de aplicativo ou parquímetro, adquirir seu CAD.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) o tempo de validade CAD pode ser de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas, de acordo com a sinalização.
Ultrapassar esse período gera multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, assim como guinchamento.
E na sua cidade? O que tem no trânsito daí que é único e nem toda cidade tem? Responda nos comentários.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.