5 dicas para comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes

Quer comprar um carro na Black Friday? Veja essas 5 dicas para comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes

Novembro chegou e com ele a oportunidade de realizar grandes compras, incluindo a aquisição de um veículo. No entanto, a euforia pode levar a armadilhas e prejuízos. Para ajudar a aproveitar as ofertas sem cair em golpes, chamamos a Olho no Carro que dará dicas para comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes.

Como comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes?

Yago Almeida, cofundador da Olho no Carro ressalta que o aumento da procura em novembro também é uma oportunidade para os golpistas intensificarem suas atividades.

Ele alerta para as ofertas com valores muito baixos e condições imperdíveis, que podem ser iscas para atrair compradores desavisados. 

“O consumidor deve se atentar para anúncios muito abaixo do preço de mercado, que podem esconder fraudes ou indicar um veículo com problemas graves”, acrescenta Yago.

Veja as dicas:

1 – Fique atento aos preços anunciados

Mesmo sendo um mês de promoções, os anúncios costumam apresentar a mesma margem de preço. Se você encontrar ofertas com valores muito abaixo é um motivo para ligar o alerta. 

“Muitas vezes, ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador. Pensando nisso, tome cuidado! Anúncios muito baratos podem ser sinônimo de veículos em mau estado de conservação ou, até mesmo, de golpes”, alerta Yago.

Veja como comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes - Foto: Freepik
Veja como comprar carro novo e seminovo na Black Friday sem cair em golpes – Foto: Freepik

2 – Pesquise o vendedor

Independente se é carro novo ou usado, é importante verificar a reputação do vendedor e o veículo de interesse. 

A atenção deve ser redobrada para vendas realizadas de forma online, pois há a chance do anunciante falsificar sua identidade ou o veículo. Por isso, visite apenas endereços conhecidos e verificados, pergunte e peça provas antes mesmo de ver o veículo. 

3 – Não pague nada de forma adiantada

Por mais que a oferta seja tentadora, não dê qualquer sinal ou adiantamento para garantir que o veículo seja seu. 

“É sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira de forma antecipada, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você”, ressalta Yago. 

4 – Conheça o veículo pessoalmente

Não caia na pressão do vendedor para fechar logo o negócio sem antes ver o veículo. Yago enfatiza a necessidade de conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. 

É uma forma de você avaliar seu estado de conservação, a mecânica, além de fazer um test-drive para avaliar seu funcionamento. 

5 – Verifique o histórico do veículo

Seguiu todas as dicas anteriores? Parabéns, agora é a hora de verificar informações referentes ao histórico do veículo, como batidas, passagens por leilão, roubos ou problemas legais. 

Você pode pesquisar pelo GOV.BR ou pela prória “Olho no Carro” . Só não pode deixar de pesquisar, pois ter a documentação em dia e um bom histórico são cruciais para que a compra seja segura.

Vai comprar carro na Black Friday? Conte para nós seus planos para novembro.

Leia também:

Black Friday da BYD tem King com preço de Dolphin

 

Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA