Caminhoneiros compartilham técnicas para FUGIR do reajuste do pneu: assim dura muito mais

Caminhoneiros compartilham técnicas para FUGIR do reajuste do pneu. Veja como fazer o seu pneu durar mais e evitar a troca precoce.

Os pneus podem ficar até 20% mais caros em 2025. A medida visa proteger os fabricantes locais, mas têm dividido a opinião de quem mais precisa. Uma das categorias mais prejudicadas, a dos caminhoneiros, compartilham técnicas que ajudam a fugir do reajuste do pneu.

Como fugir do reajuste do pneu?

O aumento no preço dos pneus pode impactar o bolso dos motoristas. Mas não se desespere. Existem algumas medidas para você tomar, economizar e prolongar a vida útil dos pneus. são elas:

Mantenha a pressão correta dos pneus

Se não precisar trocar sai mais barato! Por isso, comece com o básico para prolongar a vida útil dos pneus com a calibragem correta. A pressão inadequada aumenta o desgaste irregular, reduzindo a vida útil dos pneus, consumo de combustível e ainda pode comprometer sua segurança. 

A calibragem correta está no manual do veículo, porém se você não tiver com ele em mãos, pode pesquisar na internet o ano e modelo do carro para verificar as especificações do fabricante. 

Fuja do reajuste do pneu com a calibragem correta - Foto: Garagem360
Fuja do reajuste do pneu com a calibragem correta – Foto: Garagem360

Faça rodízios regulares

Basicamente você vai trocar os pneus de trás pelos da frente. O desgaste é maior nos dianteiros e o rodízio vai distribuir esse desgaste de maneira uniforme, aumentando a vida útil e melhorando o desempenho do veículo. 

A frequência ideal é de 5 mil km, mas essa marca pode mudar de acordo com o uso. 

Alinhamento e balanceamento

Não espere o carro “puxar para o lado” para fazer o balanceamento e alinhamento. Os dois procedimentos garantem o posicionamento das rodas e pneus, assim todos giram de forma uniforme, o que reduz o desgaste irregular e evita vibrações no volante. 

O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km ou quando perceber alguma vibração. 

Evite freadas bruscas e arrancadas rápidas

Dirija com cautela em qualquer ocasião. Freadas e arrancadas bruscas aumentam o desgaste dos pneus, especialmente na banda de rodagem. 

Verifique a suspensão

E o que tem a ver suspensão com os pneus? Tudo! Uma suspensão desalinhada pode causar desgaste prematuro nos pneus. A boa notícia é que você só vai precisar substituir algum componente se o volante estiver desalinhado ou se o carro está “puxando para o lado”. 

Não se esqueça da suspensão - Foto: Freepik
Não se esqueça da suspensão – Foto: Freepik

Evite buracos e objetos na pista

Se puder desviar de buracos e quaisquer objetos na pista, faça, pois é melhor prevenir do que remediar. Eles podem causar danos aos pneus como cortes e bolhas, e você vai ter que trocar antes do tempo. 

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva vai ajudar seu carro em vários pontos: motor, suspensão, elétrica e os pneus. A ideia é manter o veículo em boas condições de funcionamento antes que ele apresente qualquer problema. 

Considere pneus de baixa resistência ao rolamento

Eles podem ser um pouco mais caros, mas pneus de baixa resistência ao rolamento tendem a oferecer maior economia de combustível e menor desgaste. 

Ao  escolher o pneu, consulte o profissional especializado para escolher o modelo mais adequado para o seu veículo e estilo de condução. 

Compare preços e promoções

Se você não tem medo de comprar pela internet, os e-commerces são um prato cheio. Com menores custos de operação, as lojas virtuais repassam valores mais baixos que as lojas físicas. 

Agora se prefere uma loja física, a dica aqui é pesquisar bastante não só por preço, mas também pela reputação da empresa para não ter sua suspensão condenada ou ser induzido a fazer outro procedimento desnecessário. 

Abra o olho para qualquer oferta muito tentadora ou conversa fiada!

E você já vai precisar trocar os pneus? Conte para nós com que frequência faz essa troca nos comentários!

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Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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