Alinhamento e balanceamento de pneus: a diferença entre eles e quando fazer
Desgaste desigual nos pneus, volante tremendo ou o carro puxando para um lado, atenção!
Você conhece a diferença entre alinhamento e balanceamento? Descubra como identificar esses problemas no seu carro.
Cuidados essenciais para a performance do carro
Seja você um motorista frequente ou alguém que dirige apenas de vez em quando, é bem provável que já tenha ouvido falar em alinhamento e balanceamento do veículo.
Esses cuidados são essenciais para a performance do carro e, se negligenciados, podem aumentar o risco de acidentes.
Apesar de comuns, muitos ainda desconhecem o que cada um desses serviços realmente significa e como diferem entre si. Mas fique tranquilo: a diferença é simples!
O alinhamento ajusta os ângulos das rodas para que fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si, o que ajuda o motorista a manter o controle do veículo.
Além disso, previne o desgaste irregular dos pneus, melhora a economia de combustível e garante uma direção mais estável.
O balanceamento, por sua vez, visa que as rodas girem de forma suave, sem causar vibrações. Isso é crucial para o equilíbrio entre pneus e rodas, garantindo uma condução confortável e segura.
Para facilitar a identificação de quando esses serviços são necessários, a Super Visão, em Parceria com o Garagem360, preparou algumas dicas. Confira:
Alinhamento
Para saber se seu carro precisa de alinhamento, ao dirigir em linha reta, solte o volante levemente.
Se o carro desviar sozinho para a esquerda ou direita, é provável que precise de alinhamento.
Além disso, fique atento a sinais de desgaste desigual nos pneus, dificuldade no controle do volante, direção que não retorna facilmente após uma curva ou que puxa para um lado.
É importante fazer o alinhamento após colisões leves (como quando a roda bate no meio-fio), ao trocar pneus ou substituir peças da suspensão ou direção.
Balanceamento
O balanceamento deve ser feito regularmente, mesmo que o carro pareça em bom estado.
A recomendação é realizar o serviço a cada 10 mil km ou sempre que houver troca ou reparo nos pneus, ou substituição de componentes do sistema de rodas, como pastilhas de freio, rolamentos e peças de suspensão.
Se notar vibrações no volante, procure o serviço imediatamente, pois o desbalanceamento prejudica a estabilidade do carro e pode causar acidentes.
Além disso, o balanceamento ajuda a evitar o desgaste excessivo dos pneus e protege a suspensão e a direção.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.