Fiat Fastback e Pulse híbridos: são econômicos mesmo? Valem o investimento? Nós respondemos

Fiat Fastback e Pulse híbridos: são econômicos mesmo? Valem o investimento? Levantamos os dados dos dois veículos. Saiba mais.

A Stellantis prometeu maior eficiência energética com Fiat Fastback e Pulse híbridos, mas eles são econômicos a ponto de compensar o investimento extra? A marca divulgou preços, consumo real e funcionamento do sistema que equipa os dois modelos. 

Agora, nós do Garagem360 vamos analisar os dados e responder essas e outras questões. Acompanhe!

Fiat Fastback e Pulse híbridos ficam mais econômicos - Foto: Divulgação
Fiat Fastback e Pulse híbridos ficam mais econômicos – Foto: Divulgação

 

Como funciona a tecnologia de Fiat Fastback e Pulse híbridos?

A tecnologia Bio Hybrid desenvolvida pela Stellantis no Brasil utiliza um motor elétrico multifuncional que auxilia o motor a combustão em diversas situações, como acelerações e retomadas. 

Nesse sistema, os dois SUVs são equipados com o T200 Flex, associado ao câmbio CVT de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. 

Além dele, o motor elétrico multifuncional substitui o alternador e motor de partida. As baterias de íons de lítio (12V) geram torque adicional e energia elétrica para melhorar o desempenho.

Sistema híbrido Stellantis - Foto: Divulgação
Sistema híbrido Stellantis – Foto: Divulgação

O sistema opera em quatro modos:

1. e-Start&Stop: a função Start-Stop desliga o motor a combustão em paradas completas;

2. e-Assit: o motor elétrico auxilia o motor a combustão durante acelerações e retomadas. As baterias fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional;

3. Alternador Inteligente: Carrega as baterias de acordo com a necessidade;

4. e-Regen: Recupera a energia durante frenagens e desacelerações. Segundo a marca, é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em relação ao motopropulsor convencional. 

Cada um dos modos de operação são representados em um ciclo sequencial no novo painel digital com imagens de cada fase para o condutor verificar a eficiência e fazer sua própria gestão de consumo

Novo Painel Fiat Pulse - Foto: Divulgação
Novo Painel Fiat Pulse – Foto: Divulgação

 

Fiat Fastback e Pulse híbridos ficaram mais econômicos?

A marca não divulgou se houve ganho de potência, apenas que a marca não informou se houve redução no consumo de combustível:

“No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol”, ressalta em comunicado enviado à imprensa.  

Veja os números de consumo na cidade:

FIAT PULSE HÍBRIDO

  • Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

FIAT FASTBACK HÍBRIDO

  • Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)

Agora comparando com os demais modelos da linha

FIAT FASTBACK 1.0 AT

  • Ciclo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
  • Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

FIAT FASTBACK 1.0 TURBO AT

  • Ciclo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
  • Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

FIAT PULSE 1.3 MT

  • Ciclo urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
  • Ciclo estrada: 14,7 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)

FIAT PULSE 1.3 AT

  • Ciclo urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,2 km/l (etanol)
  • Ciclo estrada: 14,3 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol)

FIAT PULSE 1.0 TURBO AT

  • Ciclo urbano: 12 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)
  • Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
Fastback híbrido - Foto: Divulgação
Fastback híbrido – Foto: Divulgação

Quanto custam os carros híbridos da Fiat?

Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990;

Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140.990.

E aí, gostou do sistema? Conte para nós o que achou da aposta da Fiat nos comentários. 

Leia também

Fiat Fastback híbrido – Tudo sobre o SUV

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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