IPVA 2025: veja como se adiantar e ficar em dia com o imposto
Quer se adiantar para o IPVA 202? Embora ainda esteja um pouco longe, é bom se planejar. Veja como se adiantar e ficar em dia com o imposto.
Quer se adiantar para a cobrança do IPVA 2025? Muitos proprietários não querem deixar para depois e preferem se livrar logo dessa obrigação para obter o CRLV o quanto antes..
Ocorre que até o momento, o calendário, ou valores, ainda não foram divulgados pelos Detrans dos estados. Mas você pode se planejar e se organizar para pagar o imposto de forma mais tranquila, em alguns casos, até conseguir descontos.
Como se adiantar para o IPVA 2025?
O primeiro passo é consultar a alíquota do IPVA 2025. Você pode entrar em contato com o Detran ou acessar esse link com a lista que já fizemos com base nos anos anteriores, que não costuma mudar. É só clicar aqui.
Feito isso, você pode se planejar, conforme suas necessidades/ disponibilidade. Você tem a opção de pagar à vista com desconto, parcelado ou ainda se adequar a algum benefício oferecido pelo governo.
Também é importante separar a documentação, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e comprovante de pagamento do IPVA do ano anterior. Tudo fica computado no sistema do Detran, mas caso haja algum problema, você tem os comprovantes de quitação.
Como estimar quanto vou pagar de IPVA?
Enquanto os valores oficiais não são revelados, você pode fazer uma estimativa de acordo com a alíquota cobrada por estado. Para isso, você vai precisar pesquisar a cotação da Tabela Fipe do seu veículo.
Supondo que seu veículo seja um Fiat Argo 2018 na cidade de São Paulo. O veículo está cotado a R$ 48.090 e o percentual do imposto no estado é de 4% para carros de passeio.
Nesse caso, o valor do IPVA 2025 aproximado será de R$ 1.923,60.
Esse valor é uma estimativa e pode aumentar ou diminuir por fatores como mudança na Tabela FIPE, alterações nos critérios, se o pagamento será à vista, entre outros.
Lembrando que no estado de São Paulo, em 2024, a alíquota cobrada pelo imposto foi de:
- 4% para carros de passeio.
- 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado.
- 1,5% para caminhões.
- 1% para veículos de locadoras com registro no estado.
Por que evitar pagar o IPVA na última hora?
Ao adiantar o pagamento do IPVA, o proprietário pode obter descontos (para quem paga à vista ou antecipadamente), tem maior organização financeira e evita surpresas desagradáveis.
Além disso (e mais importante), evita multas, e juros. Para ficar atento quanto às datas, descontos e demais benefícios, continue acessando o Garagem360. Sempre atualizamos as informações de IPVA e Licenciamento de todos os estados para você não perder nenhuma data.
Leia também:
Confira os valores do IPVA 2025 por estado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.