Dia das crianças: veja a forma correta de transportá-los nos carros

Com o dia das crianças se aproximando, é indispensável relembrar que a segurança dos pequenos deve ser uma prioridade em todos os momentos, principalmente durante o seu transporte. 

Mais do que evitar multas, o transporte adequado de crianças nos carros de passeio vai evitar ferimentos em casos de acidentes. Para ajudá-lo a entender essa importância, perguntamos ao Detran a forma certa. Acompanhe!

Como transportar crianças nos carros?

De acordo com o Detran SP, crianças abaixo dos 10 anos de idade precisam de bebê conforto, assento de elevação ou cadeirinha, dependendo da idade ou altura. Veja o que diz a “Lei da Cadeirinha”:

  • Bebês até 1 ano de idade – devem ser levadas em dispositivo de segurança, do tipo “bebê conforto”, presa ao cinto de segurança, instalada no banco traseiro de costas para o movimento;
  • Crianças de 1 a 4 anos –  a cadeirinha deve ser colocada de frente para o movimento na posição vertical e presa com cinto de segurança;
  • De 4 a 10 anos ou até 1,45 m de altura – transportar a criança em assento de elevação (ou booster), para que o cinto de segurança fique acomodado no quadril, centro do peito e meio do ombro, evitando impacto em uma eventual colisão. 
Como transportar crianças nos carros? Foto: Freepik
Como transportar crianças nos carros? Foto: Freepik

Qual a multa para quem não usa cadeirinha infantil no carro?

A não utilização do equipamento correto é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação — CNH. 

E nos carros de aplicativo?

Segundo o Detran-SP, os motoristas de aplicativos e taxistas não são obrigados a levar o bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. 

“É o que acontece também com veículos de aluguel e de transporte coletivo, dispensados ​​de trafegar com os dispositivos de retenção infantil”, ressalta o órgão. 

Caso o responsável (ou o motorista) não tenha cadeirinhaa criança deve ser transportada no banco de trás, afivelada ao cinto, com supervisão do responsável. Ou seja, crianças menores de 10 anos não podem viajar desacompanhadas de um responsável em carros de aplicativo ou táxi mesmo com a autorização dos pais. 

Por que a segurança no transporte infantil é tão importante?

Crianças possuem uma estrutura óssea mais frágil em relação aos adultos, assim como sistemas musculares em desenvolvimento, o que as torna mais vulneráveis em caso de acidentes. 

O uso correto dos dispositivos de retenção infantil (DRIs), como os apresentados acima, é essencial para protegê-los contra lesões graves.

Leia também:

Os melhores acessórios de carro para quem tem bebê e criança pequena

Sabia dessas regras? Conte para nós como você transporta crianças nos comentários. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar