Nostalgia? Cresce a procura por carros dos anos 80 a 2000
Nostalgia? Cresce a procura por carros dos anos 80 a 2000. Veja quais são os mais procurados.
A paixão por carros clássicos e a busca por opções mais baratas estão movimentando o mercado automotivo brasileiro. Um estudo inédito da Webmotors, uma das maiores plataformas do setor, revelou um aumento da busca por carros usados dos anos 1980 a 2000.
Aumenta procura por carros usados dos anos 1980 a 2000
De acordo com o estudo realizado pelo braço data da empresa, o Webmotors Autoinsight, o aumento foi de 34% entre dezembro de 2023 e agosto deste ano. A tendência indica uma mudança no perfil dos consumidores, assim como suas preferências.
“É um movimento interessante do mercado que pode indicar um público que procura por mais economia ou pelo desejo de reviver a estética e o estilo de décadas passadas”, ressalta a CMO da Webmotors, Natalia Spigai.
Quais os carros usados dos anos 1980 e 2000 mais procurados?
O levantamento apresentou a lista com os veículos usados dos anos 1980 e 2000 mais pesquisados na plataforma nos últimos 12 meses.
O Volkswagen Gol é o primeiro colocado. O carro mais vendido do país por 27 anos (de 1987 a 2014) é também o mais buscado entre os usados. Foram 42 anos de mercado e oito gerações.
Em segundo lugar, outro clássico que deixou a linha de produção em 2014, o Chevrolet Corsa. Foram 18 anos de mercado, mas teve que dar lugar ao Onix, que acabou sendo o carro mais vendido por cinco anos (de 2015 a 2019).
Em terceiro, o Honda Civic, o sedan que todo mundo já quis ter um dia. Em quarto o Fiat Palio e fechando o top 5, o tanque de guerra Fiat Uno.
Veja o ranking dos carros usados dos anos 1980 a 2000 mais buscados na Webmotors em todo o Brasil nos últimos 12 meses:
Usados (1980 a 2000) |
2. Chevrolet Corsa |
3. Honda Civic |
4. Fiat Palio |
5. Fiat Uno |
6. Ford Escort |
7. Chevrolet Vectra |
8. Volkswagen Parati |
9. Chevrolet Monza |
10.Volkswagen Fusca
|
Por que os carros antigos estão em evidência?
O estudo não explica esse crescimento, mas alguns fatores podem estar contribuindo para esse aumento na procura por carros antigos:
Preço dos modelos 0 km e seminovos
A busca por carros mais acessíveis e com menor custo de manutenção, seguro e peças pode ser um dos principais motivadores. Hoje, o 0 km mais barato não sai por menos de R$ 70 mil, um grande estímulo para a busca por modelos mais antigos.
Nostalgia
Ainda há pessoas que preferem os carros com mecânica mais robusta, diferente dos atuais motores 3 cilindros. Esse saudosismo por clássicos pode estar ligado a reviver momentos marcantes da vida por meio da compra de um carro antigo.
Valorização de colecionáveis
O Corsa foi um dos carros que recentemente recebeu a placa de colecionador, o que aumenta sua valorização. Muitos dos compradores pensam em lucrar futuramente com esses modelos.
Leia também:
Renave para carros usados passa a ser obrigatório em SP – entenda
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.