Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão

Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão. Veja o estudo da Volvo.

Mesmo com o aumento na energia divulgado pela Aneel que acionou a bandeira vermelha patamar 2, ainda é mais vantajoso ter um veículo elétrico em relação a um movida a gasolina, por exemplo. 

É o que mostra um estudo feito pela Volvo, que levou em consideração o aumento  de 7,87% no custo do kWh. Segundo a montadora, a economia por quilômetro rodado chega a ser 57% superior do que um veículo a combustão.

Economia dos veículos elétricos chega a 57% em relação aos modelos a combustão

Para chegar a este percentual, a Volvo utilizou o preço de R$ 0,81, pelo kWh (já acrescido do aumento da Aneel).

“Apesar deste aumento, em virtude do baixo volume de chuvas nos últimos meses em todo o Brasil, os veículos elétricos seguem sendo a alternativa mais em conta para o consumidor”, ressalta a montadora.

Para o estudo a montadora utilizou as seguintes informações de autonomia:

  • EX30 – bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km (segundo o Inmetro),
  • XC40 e C40 – baterias de 78 kWh e autonomia 385 km (segundo o Inmetro).

Ao considerar esses três modelos totalmente elétricos da Volvo, é possível gastar entre R$ 41,31, no caso do EX30 Core Single Motor; ou R$ 63,18, se o cliente é proprietário de um XC40 ou C40 (versão Ultimate). 

Ou seja, para rodar um quilômetro, os proprietários de Volvos EX30, C40 ou XC40 gastam menos de 17 centavos – R$ 0,164 (C40 e XC40) e R$ 0,165 (EX30 Core).

Ao comparar com um carro a gasolina com tanque de 45 litros, o valor necessário será de R$ 274,05 – considerando o preço médio no Brasil de R$ 6,09.

Para etanol, cujo valor médio é de R$ 4,04 o total ficaria em R$ 181,80. 

Foi considerado o consumo de 10km/l. Nesse caso o custo do km rodado é de aproximadamente 61 centavos, com gasolina; e 40 centavos, com etanol. 

De acordo com a marca, na hipótese mais econômica de um carro a combustão, o custo por km rodado é maior do que o dobro do que se gasta com qualquer Volvo elétrico.

Veículos elétricos são até 57% mais econômicos que os carros a combustão - Foto: Divulgação
Veículos elétricos são até 57% mais econômicos que os carros a combustão – Foto: Divulgação

Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências.

“No levantamento feito, a economia é de 72,2% em comparação ao custo por quilômetro rodado com gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Independente do assunto, se me mostrassem dados que eu poderia economizar mais de 50%, eu não pensaria duas vezes antes de adotar a alternativa mais econômica”, analisa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Qual o preço do km rodado dos carros da Volvo?

A Volvo fez um levantamento do custo médio do quilômetro rodado e chegou aos seguintes valores:

  • EX30 Core (51kWh) – R$ 41,31; custo por quilômetro rodado R$ 0,165;

  • EX30 Core Extended Range (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166;

  • EX30 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166

  • EX30 Ultra (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166

  • XC40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169

  • XC40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164

  • C40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169

  • C40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164

Volvo C40 - Foto: divulgação
Volvo C40 – Foto: divulgação

Agora, os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 45 litros e consumo médio de 10km/l:

  •  Gasolina – R$ 274,05; custo por quilômetro rodado R$ 0,613
  • Etanol – R$ 181,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,404

Leia também:

Condomínios estão preparados para a chegada dos carros elétricos?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA