SUV Basalt tem motor já consagrado no Brasil para não decepcionar
SUV Basalt tem motor já consagrado no Brasil para não decepcionar. Veja as duas opções de motorização.
O SUV Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta interessante: estilo SUV cupê, com design moderno e preço competitivo, mas sem abrir mão de um conjunto mecânico consagrado.
Qual é o motor do SUV Basalt?
A Stellantis, conglomerado de marcas, ao qual a Citroën faz parte, equipou o Basalt com duas opções de motorização: o 1.0 Firefly aspirado e 1.0 turbo, o Turbo 200, ambos já conhecidos por sua presença e desempenho em outros modelos do grupo.
1.0 Firefly
A versão de entrada do Basalt, a Feel 1.0 MT5, é equipada com o motor 1.0 Firefly, reconhecido por seu torque elevado para o segmento aliado, baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases.
Construído em bloco de alumínio, esse motor de 3 cilindros e 6 válvulas em comando único consegue gerar:
- 71 cv e 10 kgfm com gasolina
- 75 cv e 10,5 kgfm com etanol.
Consumo é de
- 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina
- 9,3 na cidade e 10,2 km/litro na estrada , com etanol.
No Basalt é associado com o câmbio manual de 5 marchas.
“O motor 1.0 Firefly é conhecido por toda a região graças à sua eficiência e robustez comprovados por milhões de quilômetros rodados a bordo de diferentes produtos da Stellantis”, reforça a marca.
Também equipa: Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Cronos, Fiat Mobi e Peugeot 208 (segunda geração).
Turbo 200
O motor Turbo 200 equipa as versões Feel, Shine e First Edition. Seu diferencial é a injeção direta e sistema Multiair III, o que facilita o controle das válvulas de admissão.
É capaz de gerar:
- 125 cv com gasolina e 20,4 kgfm
- 130 cv com etanol e 20,4 kgfm.
O consumo é de
- 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina
- 8,3 na cidade e 9,6 km/litro na estrada, com etanol.
No Basalt é associado ao câmbio CVT que simula 7 marchas.
“O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência”, ressalta a Stellantis.
Também equipa: Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Strada, Citroën C3 YOU e C3 Aircross, e Peugeot 208 Turbo.
Quanto custa o Citroën Basalt?
O Citroën Basalt é um SUV cupê recém lançado pelo preço inicial de R$ 89.990 com motor 1.0 Firefly e a partir de R$ 96.990 com motor T200.
Veja os preços das versões do Citroën Basalt:
- Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
- Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990
- Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990
- Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390
Leia também: Qual SUV de 7 lugares comprar? Veja opções
E você confia nesses dois motores? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.