SUV 0 km por menos de R$ 100 mil? Conheça o modelo
SUV 0 km por menos de R$ 100 mil? Conheça o modelo que quer revolucionar o segmento de utilitários esportivos no mercado brasileiro.
A Citroën lançou o Basalt, nesta terça-feira, com uma proposta ousada: ser oSUV 0 km por menos de R$ 100 mil. Ele é a nova aposta da marca para aumentar seu market share no Brasil. Conheça um pouco mais do terceiro carro da linha C-Cubed, que já contava com o Novo C3 e o C3 Aircross.
SUV 0 km por menos de R$ 100 mil? Conheça o Basalt
O Basalt foi lançado com preço a partir de R$ 89.990, mais barato que alguns hatches, como o VW Polo e Chevrolet Onix.
O modelo desbanca outro modelo do grupo Stellantis, o Fiat Pulse, atualmente vendido a R$ 103.990. Com o título de SUV mais acessível do Brasil, o Basalt chega em três versões, todas elas com preços para incomodar outros representantes do segmento, como Volkswagen Nivus, Renault Kardian, Fiat Fastback e quem mais aparecer.
E falando do lançamento, o Basalt é um SUV com pegada cupê, graças a coluna C mais protuberante. O resultado é um carro com visual esportivo e robusto ao mesmo tempo.
Além disso, possui medidas para rivalizar com outros da categoria: 4.343 mm de comprimento, 1.765 de largura, 1.593 de altura e 2.651 mm de entre-eixos. A título de comparação, é maior (entre-eixos) do que T-Cross, Nivus, Kicks, Creta, Tracker, entre outros da categoria.
Duas motorizações disponíveis
O modelo está disponível em duas motorizações. O motor de entrada é o conhecido 1.0 firefly aspirado, já presente no Fiat Argo e Cronos, e Citroën C3. A segunda opção é o T200, o motor 1.0 turbo que equipa Fiat Fastback, Strada, Peugeot 208 turbo, entre outros.
O motor 1.0 conta com 3 cilindros e 6 válvulas em comando único, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Rende 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol.
Já o motor Turbo 200 vai com câmbio CVT com simulação de 7 marchas, de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol. O torque é mesmo para os dois combustíveis: 20,4 kgfm.
Itens de série
Entre os itens do SUV Basalt estão:
-
Ar-condicionado (automático para as versões topo de linha)
-
Direção elétrica;
-
Painel de instrumentos em tela de 7″;
-
Sistema multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios;
-
Câmera de ré;
-
4 airbags;
-
Luzes diurnas em LEDs;
-
Ar-condicionado;
-
Banco do motorista com regulagem de altura;
-
Rodas de 16″ com pneus 205/50 ( escurecida ou diamantada)
-
Chave canivete;
-
Sensor de estacionamento traseiro
-
Retrovisores elétricos.
-
Limitador e piloto automático (a partir da versão Shine)
Quanto custa o Citroën Basalt?
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990
Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390
Leia também:
SUV Citroën Basalt chega ao Brasil por R$ 89.990
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.