SUV: O que é e por que está conquistando os brasileiros?
SUV: O que é e por que está conquistando os brasileiros? Explicamos no post. Acompanhe!
O segmento de SUVs é o mais competitivo do país e o que tem a maior fatia do mercado. Dos mais de 1 milhão de carros vendidos no primeiro semestre de 2024, 47,5% foram da categoria. Mas você sabe o que é um SUV? Ou seja, o que é preciso para ser classificado como um?
O que é SUV?
SUV é a sigla para “Sport Utility Vehicle” ou “Veículo Utilitário Esportivo”, em português. Ao criar este conceito, a ideia era de um carro que combina características de um veículo de passeio com as de um utilitário esportivo.
Os primeiros a terem essa designação eram modelos com capacidade de enfrentar terrenos sinuosos, os off-road, maiores e com capacidade para levar muitas pessoas e bagagens. Era quase como uma picape com a carroceria fechada.
E foi justamente as picapes (e os Jeeps) que serviram como base, uma vez que os primeiros SUVS foram construídos sobre chassis de utilitários, e sem a categoria ter sido criada, eram chamados de peruas, como é o caso do Toyota Bandeirantes e o Willys Rural (derivado do Jeep original).
A ideia original era a de criar um carro mais forte, capaz de levar os ocupantes a lugares que os carros de passeio mais comuns não tinham condições de chegar. Para isso, eram equipados com tração integral 4×4 e reduzida.
Tanto que o público-alvo desses veículos eram moradores de zonas rurais, militares, fazendas e empresas que atuam em terrenos sinuosos, como as mineradoras.
Veja as principais características de um SUV:
Design robusto
Em geral, o design é mais imponente, agressivo para veículos que carregam essa essência off-road, com linhas marcantes e robustas.
Espaço interno
Com exceção de alguns modelos como o Suzuki Jimny com sua proposta mais aventureira, os SUVs oferecem um amplo espaço interno, ideal para acomodar bem famílias e suas bagagens.
Posição elevada
A ideia é proporcionar uma maior visibilidade e sensação de segurança ao conduzir (abaixo os ângulos de ataque e saída mínimos).
Capacidade de carga
Muitos modelos possuem um bom espaço de carga, assim como o reboque para transporte extra.
Tração integral (opcional)
Embora não seja obrigatório, a tração 4×4, essa é uma característica comum em muitos SUVs, oferecendo maior aderência em qualquer tipo de terreno.
O que o carro tem que ter para ser considerado um SUV?
De acordo com o Inmetro, no Brasil, para ser considerado um SUV, o carro precisa ter as seguintes configurações:
- Distância de no mínimo 20 centímetros entre o solo no espaço e os eixos;
- O vão livre do solo entre os eixos dianteiro e traseiro deve ser de 18 cm;
- O ângulo de ataque deve ter, no mínimo, 23 graus (com tolerância de -1º);
- O ângulo de saída deve ter, no mínimo, 20 graus (com tolerância de -1º);
- O ângulo de transposição de rampa mínimo de 10 graus (com tolerância de -1º).
Por que os SUVs são tão populares?
Quase metade do mercado é um ponto a se considerar. Antes eram os sedans, agora são os SUVs, mas porque são os preferidos?
- Versatilidade – aquela versatilidade de se comportar bem no asfalto e na estrada de terra que torna a categoria tão interessante para um público cativo.
- Conforto – o nível de conforto e equipamentos também justificam a escolha, visto que proporcionam uma experiência de condução mais agradável.
- Segurança – SUVs são maiores, mais robustos e com vários recursos de segurança e de assistência ao motoristas
- Status – No Brasil e em outros lugares do mundo, os SUVs são símbolos de status e sucesso para muitas pessoas.
Leia também:
SUVs que mudaram o jogo – Conheça as inovações de 2024
E você teria um SUV? Qual é o seu preferido? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.