Cheiro de sucesso: duas montadoras gigantes se juntam em nova parceria para desenvolver novos carros
Cheiro de sucesso: duas montadoras gigantes se juntam em nova parceria para desenvolver novos carros. Saiba quais são no post.
Duas montadoras gigantes se uniram para conter o avanço chinês no mercado automotivo. A General Motors (GM Chevrolet) e a Hyundai Motor Company anunciaram uma parceria estratégica para explorar diversas áreas de colaboração.
A assinatura do acordo ocorreu nesta quinta-feira, 12, em Nova York (EUA) pelos dois principais executivos das empresas e marca o início de uma nova era de sinergia e inovação no setor.
GM e Hyundai – o que esperar da parceria das duas montadoras gigantes
A parceria entre GM e Hyundai tem como objetivo reduzir os custos, aumentar a eficiência e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria automotiva.
Ao unir seus conhecimentos e recursos, as duas empresas buscam oferecer aos consumidores uma gama ampla de veículos e tecnologias.
Segundo o comunidade à imprensa, os projetos de colaboração preveem o desenvolvimento conjunto na produção de veículos de passeio e comerciais, assim como motores de combustão interna e tecnologias de energia limpa, elétrica e hidrogênio.
A parceria também estuda a possibilidade de compartilhamento de matérias-primas para baterias e aço, entre outras.
O acordo foi assinado pelo Executive Chair do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, e pela presidente e CEO da GM, Mary Barra.
Mary Barra ressaltou que a parceria tem o potencial de tornar o desenvolvimento de veículos mais eficiente, o que vai impulsionar uma maior escala e apoiar a alocação disciplinada de capital.
“A GM e a Hyundai têm pontos fortes complementares e equipes talentosas. Nosso objetivo é desbloquear a escala e a criatividade de ambas as empresas para entregar veículos ainda mais competitivos aos clientes de forma mais rápida e eficiente”, explica Barra.
O comunicado também destaca características como a flexibilidade e agilidade da Hyundai e da GM, que vão permitir que ambas possam explicar o desenvolvimento de suas capacidades compartilhadas.
“Esta parceria permitirá que a Hyundai Motor e a GM avaliem oportunidades para aumentar a competitividade em importantes mercados e segmentos de veículos, bem como impulsionar eficiências de custo e fornecer maior valor ao cliente por meio de nossa expertise combinada e tecnologias inovadoras”, disse Chung.
Quais montadoras são parceiras?
Além da GM e Hyundai, as parcerias são comuns entre as empresas do setor automobilístico. A NMKV, por exemplo, é um joint venture criada entre Nissan e a Mitsubishi Motors criada em 2011.
Em 2016, com a aquisição da Nissan pela Renault essa parceria aumentou e atualmente as três compartilham de recursos para o desenvolvimento conjunto de veículos da categoria “Kei cars”, sob as três marcas.
Leia também:
Parceria entre Nissan e Renault avança para nova etapa
Eai, o que achou da notícia? A parceria foi mesmo para tentar concorrer com as chinesas?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.