Nova greve dos caminhoneiros? Categoria discute possibilidade; veja motivos

A Agência Nacional de Transportes (ANTT) discute sobre a possibilidade de uma nova greve de caminhoneiros. A seguir, o Garagem360 traz todos os detalhes. Entenda! 

Foto: Nilton Cardin / Agência O Globo
Foto: Nilton Cardin / Agência O Globo

Qual é a principal manifestação da ANTT?

Foto: Arquivo/Divulgação/PRF
 Greve de 2015 – Foto: Arquivo/Divulgação/PRF

O principal questionamento da agência é contra a possibilidade de aumento da tarifa de importação de pneus. O valor deve saltar de 16% para 35%. 

Essa medida pode resultar no sucateamento do setor, segundo o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviária da agência, José Aires Amaral Filho. 

A manifestação do representante ocorreu durante a audiência na Comissão de Viação de Transportes na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (10/09). 

 Foto: Reuters
 Foto: Reuters

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Quais seriam os impactos desta alteração no valor dos pneus? 

Segundo a agência, 94% dos 747 mil transportadores registrados no país têm uma frota de até três veículos. 

E, com a mudança no valor, eles teriam dificuldades para transferir os custos do aumento dos preços dos pneus para o frete.  

O superintendente destaca que a preocupação da agência é, sobretudo com os transportadores autônomos. 

“Sabemos que cabe ao Parlamento e ao Governo decidir, mas todos esses fatores devem ser analisados”, explicou. 

Questionamento da categoria exige atenção das autoridades com a possibilidade de nova greve 

Essa foi a primeira manifestação da agência sobre a greve dos caminhoneiros

“Quando a gente olha a realidade da categoria, vemos que eles vêm sofrendo com o aumento dos custos dos insumos. O principal fator da greve em 2018 foi insumos, o óleo diesel”, destacou Filho. 

Everaldo Bastos, representante da Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) também relembra a última greve do setor. 

Bastos destaca que o caminhoneiro só é capaz de adquirir pneus novos porque os custos estão mais baixos  com a concorrência dos importados.

“Aumentar o custo para o caminhoneiro é pedir uma nova greve. Os caminhoneiros pararam por causa de 20 centavos no óleo diesel e nossos associados já estão pressionando para não haver aumento dos pneus”, explica. 

O que disse a ANIP?

A associação que representa as empresas produtoras de pneus justifica o aumento da tarifa de importação em razão dos prejuízos causados com as mudanças nos valores das importações nos últimos anos. 

Se o aumento ocorrer, o valor dos pneus de veículos de transporte e de passeio devem pular para algo em torno de 20% e 25%.

O que disse a Abidip? 

Já a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Pneus (Abidip), listou os impactos negativos que o aumento dos preços poderá causar à economia brasileira. 

“O aumento do imposto de importação para pneus de passeio e de carga resultará em impactos econômicos negativos significativos. Pressão inflacionária, aumento nos custos de transporte e efeitos adversos na economia como um todo são preocupações legítimas que justificam uma contestação ao pleito apresentado”, reforça Ricardo Alípio, diretor da entidade. 

E para você, a nova greve dos caminhoneiros faz sentido? Comente! 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias sobre a greve dos caminhoneiros. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Diretores da DAF, IVECO, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen abordam os principais desafios do setor de caminhões

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