Nova greve dos caminhoneiros? Categoria discute possibilidade; veja motivos
Nova greve dos caminhoneiros: entenda o que diz a agência e quais serão as principais consequências para o país
A Agência Nacional de Transportes (ANTT) discute sobre a possibilidade de uma nova greve de caminhoneiros. A seguir, o Garagem360 traz todos os detalhes. Entenda!
Qual é a principal manifestação da ANTT?
O principal questionamento da agência é contra a possibilidade de aumento da tarifa de importação de pneus. O valor deve saltar de 16% para 35%.
Essa medida pode resultar no sucateamento do setor, segundo o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviária da agência, José Aires Amaral Filho.
A manifestação do representante ocorreu durante a audiência na Comissão de Viação de Transportes na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (10/09).
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Quais seriam os impactos desta alteração no valor dos pneus?
Segundo a agência, 94% dos 747 mil transportadores registrados no país têm uma frota de até três veículos.
E, com a mudança no valor, eles teriam dificuldades para transferir os custos do aumento dos preços dos pneus para o frete.
O superintendente destaca que a preocupação da agência é, sobretudo com os transportadores autônomos.
“Sabemos que cabe ao Parlamento e ao Governo decidir, mas todos esses fatores devem ser analisados”, explicou.
Questionamento da categoria exige atenção das autoridades com a possibilidade de nova greve
Essa foi a primeira manifestação da agência sobre a greve dos caminhoneiros.
“Quando a gente olha a realidade da categoria, vemos que eles vêm sofrendo com o aumento dos custos dos insumos. O principal fator da greve em 2018 foi insumos, o óleo diesel”, destacou Filho.
Everaldo Bastos, representante da Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) também relembra a última greve do setor.
Bastos destaca que o caminhoneiro só é capaz de adquirir pneus novos porque os custos estão mais baixos com a concorrência dos importados.
“Aumentar o custo para o caminhoneiro é pedir uma nova greve. Os caminhoneiros pararam por causa de 20 centavos no óleo diesel e nossos associados já estão pressionando para não haver aumento dos pneus”, explica.
O que disse a ANIP?
A associação que representa as empresas produtoras de pneus justifica o aumento da tarifa de importação em razão dos prejuízos causados com as mudanças nos valores das importações nos últimos anos.
Se o aumento ocorrer, o valor dos pneus de veículos de transporte e de passeio devem pular para algo em torno de 20% e 25%.
O que disse a Abidip?
Já a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Pneus (Abidip), listou os impactos negativos que o aumento dos preços poderá causar à economia brasileira.
“O aumento do imposto de importação para pneus de passeio e de carga resultará em impactos econômicos negativos significativos. Pressão inflacionária, aumento nos custos de transporte e efeitos adversos na economia como um todo são preocupações legítimas que justificam uma contestação ao pleito apresentado”, reforça Ricardo Alípio, diretor da entidade.
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